Neste sábado, estufa do Jardim Botânico ficará verde em homenagem ao Dia do Biomédico

O Dia Nacional do Biomédico será comemorado neste sábado (20), com reconhecimento dos profissionais da saúde pela atuação durante a pandemia do coronavírus.

Foto: Divulgação

Após quase dois anos de atividades ininterruptas, os biomédicos continuam fazendo testagens em massa, analisando o resultado de exames e realizando pesquisas.

“Em todo país são mais de 83 mil profissionais que continuam a trabalhar na linha de frente no combate à covid-19. Só no Paraná são cerca de 4.500 biomédicos que atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde”, explica o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda.

Combate às fake news

A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966. O Dia Nacional do Biomédico foi criado por lei federal e a escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, em 1979.

Mais do que auxiliar nos diagnósticos de doenças e orientar tratamentos, os biomédicos também continuam sendo essenciais no combate às fake news – principalmente relacionadas à eficiência e eficácia das vacinas contra a covid-19.

Um dos nomes mais conhecidos da profissão e que ajudou a combater as mentiras que circulavam pela internet foi Roberto Figueiredo, conhecido como ‘Doutor Bactéria’.

“A ciência não foi o maior desafio. O grande problema foi a facilidade de se pulverizar fake news pela internet. Tivemos muito trabalho para levar informações científicas e corretas à população”, explica o Doutor Bactéria – que ficou conhecido nacionalmente por causa de programas e reportagens em redes de televisão que orientam o público a cuidar da higiene e saúde pessoal.

Durante a pandemia, Roberto Figueiredo usou sua experiência de comunicação e produziu 684 lives para chamar a atenção dos riscos, meios de prevenção e os benefícios gerados pela vacinação em massa no combate à pandemia.

Homenagem

Em homenagem aos profissionais da biomedicina, a estufa de vidro do Jardim Botânico de Curitiba ficará iluminada na cor verde, a partir das 18 horas deste sábado (20). A ação é uma homenagem da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) pelo Dia do Biomédico.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.