Paraná recebe lote com 234 mil vacinas contra a covid-19

O Paraná recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), um novo lote com 234.510 vacinas contra a covid-19. São 143.910 doses do imunizante Comirnaty, produzido pela Pfizer/BioNtech, e 90.600 doses da Coronavac/Butantan. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as vacinas serão destinadas aos grupos prioritários e população em geral acima de 40 anos. A remessa faz parte da 25ª pauta de distribuição do governo federal.

Foto: Divulgação

As vacinas da Pfizer/Comirnaty, destinadas para primeira dose (D1), poderão ser encaminhadas para todos os municípios do Paraná. A decisão, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, foi pactuada entre a Sesa e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR). “Enviaremos as vacinas da Pfizer para todos os municípios que se sentirem aptos para armazenar e realizar a aplicação do imunizante”, afirmou o secretário.

Segundo o Plano Estadual de Vacinação, serão 95.115 doses para pessoas de 40 a 59 anos; 16.396 para trabalhadores da educação do ensino básico, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA; 16.396 para trabalhadores do Ensino Superior; e 1.483 doses para trabalhadores da Assistência Social. O quantitativo inclui, ainda, a reserva de 10% que deve ser utilizada para perdas técnicas e físicas, falha no transporte ou quebra de frascos.

Das doses da Coronavac/Butantan, apenas metade será enviada para as 22 regionais de Saúde do Estado. Os imunizantes, que deverão ser utilizados como primeira dose, serão aplicados em gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. As outras 45.300 doses ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão enviadas nos próximos 15 dias para aplicação da segunda dose.

Calendário

Sobre o calendário de vacinação contra a covid-19 para população geral acima de 18 anos, divulgado pelo Governo do Paraná nesta semana, o secretário Beto Preto destacou que a expectativa leva em consideração a manutenção do cronograma do governo federal. “Trabalhamos com a média de envio de ao menos um lote de vacinas por semana ao Estado e também com base nos contratos assinados pelo Ministério da Saúde para a compra de mais doses”, disse.

Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, 3.804.025 paranaenses deste grupo devem tomar pelo menos a primeira dose do imunizante até 30 de setembro. “A previsão do governo federal é disponibilizar até setembro cerca de 140 milhões de doses aos estados. O Paraná deverá ficar com 5% desse quantitativo, em torno de 7 milhões de imunizantes”, completou.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.