Paraná tem 2.270 casos confirmados de dengue

A Secretaria Estadual da Saúde reforça o alerta à população sobre a importância de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti para a prevenção da dengue. Na terça, (02) foi emitido o boletim semanal que mostrou que no Paraná há 2.270 casos confirmados da doença. São 324 casos a mais que o informe anterior, que apresentava 1.946 casos. Também foi publicado um levantamento dos principais criadouros de Aedes aegypti, entre os dias 1º e 29 de janeiro de 2021.


O secretário Beto Preto lembra que a dengue é uma doença já conhecida e que pode levar a morte. “Estamos vivendo a pandemia pela covid-19, mas as outras doenças não pararam de fazer vítimas e a dengue é uma delas. Porém, para prevenir a dengue, nós sabemos o que fazer, não é novidade. Precisamos acabar com espaços e objetos que acumulam água, esses são os criadouros do mosquito”, disse ele.

De acordo com o Boletim, os depósitos ou criadouros de fácil remoção, são os locais em foram identificadas mais amostras de água com depósitos positivos para o mosquito causador da dengue, Zika e Chikungunya.

Foram encontradas larvas e pupas do mosquito em 6.125 locais. Destes, 2.283 (37,4%) estavam em recipientes plásticos, garrafas, latas e sucatas, em pátios, ferro velhos e entulhos de construção.

Na sequência, os depósitos mais comuns para o mosquito se acomodar e reproduzir são vasos de flores, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, pequenas fontes ornamentais, materiais estocados para construção civil e objetos religiosos. Nesses ambientes, foram encontrados 1.584 locais positivos para o Aedes aegypti.

Controle

As Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue preveem que a eliminação dos mosquitos é um dos componentes principais para o combate à dengue. As ações são conjuntas, por isso, é responsabilidade dos governantes e da sociedade os cuidados para evitar a doença.

Dados

As informações do Boletim resultam do período epidemiológico com início em agosto de 2020 e término no final de junho de 2021. Em comparação ao mesmo período de 2020, os números de casos confirmados de dengue são menores, eram 10.882 no ano passado e 2.270 neste ano.

Jacarezinho

No último sábado, o município de Jacarezinho e a 19ª Regional de Saúde realizaram um mutirão para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. As pessoas participantes da ação, percorreram diversos bairros da cidade.

O resultado foi a retirada de uma grande quantidade de lixos, entulhos e outros materiais que estavam em quintais e terrenos e que poderiam acumular água parada.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.