Ponta Grossa lança aplicativo para agendar vacinação de público entre 18 e 35 anos

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Ponta Grossa informou que, a partir desta semana, o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19 será feito por meio do aplicativo “Vacina PG”. Desde o início da imunização, o agendamento era feito por meio do site da prefeitura.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Ponta Grossa

O público que já pode ser cadastrado é da população geral, entre 18 e  35 anos. O aplicativo está disponível para iOS e Android e já pode ser baixado na loja virtual do smartphone, gratuitamente. O app foi desenvolvido em parceria com o curso de Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa, e também teve incentivo financeiro da rede de Supermercados Condor.

“Agora entramos na fase de vacinação da maior população. O aplicativo é um ferramenta que trará mais facilidade e dinamismo para o processo de vacinação. Através dele saberemos o público real de cada faixa etária para aplicação da dose, além de garantirmos um banco de dados mais seguro e  transparente”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Gross, Dr. Rodrigo Manjabosco. 

Orientações para o cadastro – Para se cadastrar no aplicativo é obrigatório ter o Cartão SUS. Aqueles que ainda não contam com o número do documento podem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e fazer a solicitação.

Para as pessoas que contam com plano de saúde, basta verificar na carteirinha do plano o número onde está escrito “CNS”, que deve ser inserido no momento do cadastro. Caso o aplicativo apresente a mensagem “CNS inválido”, a orientação também é para que o cidadão procure a UBS mais próxima. 

Pessoas que não têm acesso a internet, não utilizam smartphone ou que por algum motivo não conseguem baixar o Vacina PG também devem comparecer a uma UBS.
 
Conforme a prefeitura, as pessoas que estiverem cadastradas na nova ferramenta serão chamadas assim que tiverem doses disponíveis, de acordo com a faixa etária. A FMS estima que Ponta Grossa tem aproximadamente 100 mil pessoas na faixa etária de 18 a 35 anos, mas ressalta que o número do público alvo é apenas uma previsão, pois muitos já receberam a aplicação da vacina em outras categorias. Nesses casos, o próprio aplicativo indicará que a pessoa está aguardando a segunda dose.  

Todas as pessoas cadastradas receberão uma notificação no aplicativo e um e-mail no endereço cadastrado indicando o dia, local e horário da aplicação da vacina. É necessário comparecer no local da vacinação com documentos pessoais, RG, CPF e carteira de  vacinação.  
 
Demais grupos – O público de 36 anos ou mais, público prioritário e os de segunda dose, continuarão agendando sua dose  no site oficial da Prefeitura.

Passo a passo para público de 18 a 35 anos

1. Emitir/consultar número Cartão SUS na UBS mais próxima
2. Baixar o app Vacina PG
3. Realizar o cadastro na plataforma
4. Aguardar notificação para aplicação de 1ª dose
5. Aguardar notificação para aplicação de 2ª dose
6. Comparecer no local indicado com documentos pessoais e carteirinha de vacinação

Passo a passo para demais públicos (36+, grupos prioritários, grupos que aguardam a 2ª dose)

1. Acompanhar as divulgações com chamamento de cada grupo
2. Agendar no site da Prefeitura quando for seu grupo
3. Comparecer no local do agendamento com documentos pessoais e carteirinha de vacinação

Informações da Prefeitura de Ponta Grossa

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.