Prefeito Rafael Geca recebe segunda dose da vacina contra a covid

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, 65 anos, recebeu na manhã desta quarta-feira (12) a segunda dose da vacina contra a covid-19. A data coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem, uma homenagem ao nascimento da britânica Florence Nightingale, nascida em 1820 e pioneira da enfermagem moderna.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que é enfermeira, Greca recebeu o imunizante no Pavilhão do Parque Barigui e agradeceu aos profissionais da enfermagem.

“Neste dia auspicioso da enfermagem quero cumprimentar todos os enfermeiros e enfermeiras e por extensão os demais profissionais da saúde que, neste imenso mutirão, no Pavilhão da Cura, promovem a vida em abundância. Vida que todos nós devemos de Deus merecer, a vida que nós queremos que fortaleça em nossa terra e em nossa gente”, disse Greca.

O prefeito chegou por volta das 11 horas e aguardou a vez na fila. Teve a segunda dose do imunizante (CoronaVac) aplicada pela técnica em enfermagem Maria de Fátima Soares, que há 15 anos é servidora da saúde municipal.

Prática da profissão

Maria de Fátima falou sobre o sentimento do ofício praticado diariamente. Ela estima que, desde janeiro, já tenha aplicado mais de 15 mil doses da vacina na população.

“A emoção de vacinar o nosso prefeito é similar à que tive em cada uma das doses que eu apliquei, é a alegria em contribuir para proteger as vidas que por mim passaram”, disse Maria de Fátima.  

Marcia Huçulak, que é enfermeira e especialista em saúde pública, também aproveitou a oportunidade do encontro com as equipes de enfermagem para parabenizar os profissionais da área.

“O enfermeiro é o profissional do cuidado, atua desde o nascer ao morrer. Para nós, esse momento da vacinação tem um significado muito grande, da esperança e da vida. Parabéns a todos os profissionais da equipe de enfermagem da cidade de Curitiba pela dedicação neste ano pandêmico, pelo esforço e por todo o trabalho em prol da vida”, disse a secretária.   

Cronograma de vacinação

De acordo com o cronograma de vacinação, nesta quarta-feira (12) estão sendo vacinadas com primeira dose as pessoas com comorbidades com 57 anos ou mais que comprovadamente tenham alguma das 22 doenças preexistentes listada pelo Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

A vacinação também continua para a imunização de gestantes, puérperas e pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.

Paralelamente seguem as vacinas para profissionais da saúde e a aplicação das segundas doses para idosos e profissionais das forças armadas.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.