Santa Casa de Curitiba conclui ampliação da Hemodiálise em parceria com o Boticário

A Santa Casa de Curitiba elaborou um projeto para reformar, reambientar e ampliar os serviços de hemodiálise. A proposta foi acolhida pelo Boticário, em parceria com o Instituto Grupo Boticário e apoio da Belgotex do Brasil.

A parceria com o Boticário é resultado da ação de Compre e Doe, presente em todas as campanhas de datas comemorativas, sempre com o apoio do Instituto Grupo Boticário, braço social do Grupo Boticário, do qual a marca faz parte. Os recursos usados na reforma correspondem à ação do Natal de 2019, em que o Boticário estimulou a doação de órgãos em suas comunicações.

O bem-estar do paciente durante o tratamento foi o principal foco da reforma. Além do aumento de 17 para 24 equipamentos de hemodiálise, a obra também trouxe impactos na ergonomia das poltronas, espaçamento entre elas, diferenciais de iluminação e ventilação. Para humanizar ainda mais o espaço, a aplicação de um novo mural inspirado na natureza deixa o ambiente mais limpo e aconchegante, além de ampliar a área, agora com 312 m². A capacidade total foi ampliada para 15 mil sessões ao ano e coloca a Santa Casa de Curitiba como um dos maiores centros de hemodiálise do Paraná.

O tratamento

A hemodiálise mantém a esperança de vida dos pacientes que perdem as funções renais. Grande parte deles aguarda pelo transplante. A máquina filtra o sangue, desempenhando a função dos rins. O prazo da terapia é indeterminado, mas muitas vezes o acompanhará por toda a vida.

A expectativa é que a hemodiálise garanta 97% de sobrevida. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. E as doenças podem diminuir a qualidade de vida e a longevidade, reduzindo a capacidade de viajar, de trabalho e até mesmo de socializar.

Com uma Nova Hemodiálise, a Santa Casa de Curitiba e os apoiadores acolhem os pacientes e acompanham a espera pelo transplante renal, além de reafirmar que a saúde pública de alta complexidade salva vidas.