UFPR amplia para comunidade geral os testes da covid-19 em assintomáticos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aumentou o número de vagas para os testes da covid-19 em pessoas assintomáticas. Serão 2.500 testes para a população em geral que não tenha sintomas da doença. 

Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

A ação será nesta terça-feira (15), das 8 horas às 15 horas, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. As pessoas das comunidades da UFPR, UTFPR e do Palácio das Araucárias já inscritas para este mutirão não precisam se cadastrar novamente. 

Os interessados precisam realizar inscrição prévia no formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes. 

A testagem da comunidade é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO). Os exames fazem parte de um estudo para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas. 

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 28 mil testes em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária. 

De acordo com os organizadores, a ideia de aplicar a testagem em um público maior veio dos esforços para detecção do vírus SARS-CoV-2 na comunidade acadêmica, de forma a auxiliar no combate à pandemia. 

Informações da assessoria

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.