Usar chinelo faz mal? Veja quatro lesões provocadas pelo calçado

O uso de chinelos em todas as ocasiões é um hábito comum no Brasil. Não é à toa que os chinelos mais cobiçados pelos estrangeiros são de uma marca brasileira. Contudo, o uso de chinelos sem moderação pode causar diversos problemas musculoesqueléticos.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Além dos chinelos, o uso de tamancos e rasteirinhas também aumentam o risco de lesões. É preciso ficar atento para prevenir acidentes.

Com a ajuda da fisioterapeuta Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, elencamos os quatros principais problemas que podem ocorrer quando você abusa do uso de chinelos, rasteirinhas e tamancos.

Principais lesões causadas pelo uso de chinelos:

Fascite plantar

Um dos problemas dos chinelos e rasteirinhas é que esses calçados não oferecem suporte para o arco plantar, aquela curvinha que temos na sola dos pés. Esses calçados deixam os pés planos, o que não é ideal.

Além disso, a pisada de quem caminha com sapatos sem solado impacta em uma pressão mais intensa no tecido plantar, que conecta os dedos dos pés ao calcanhar. Isso aumenta o risco de desenvolver a fascite plantar.

Tendinite

Em muitos casos, durante a caminhada com chinelos ou sapatos similares, é preciso fazer um esforço para não “perder o calçado”. Esse esforço, normalmente, é feito com curvatura dos dedos dos pés.

Quando esse movimento é feito por muito tempo, se torna um esforço repetitivo que pode causar uma tendinite nos dedos dos pés, calcanhar, tornozelo e pernas. Além disso, dependendo do quanto a pessoa caminhou com esse calçado e em qual tipo de terreno ela pisou, podem surgir dores na coluna lombar e nos quadris.

Entorses

Nada mais comum do que torcer o pé. Há vários fatores de risco para entorses, sendo um deles o uso de sapatos inadequados como chinelos e rasteiras. O problema é que esses calçados deixam a pisada instável e dificultam a recuperação do equilíbrio caso a pessoa tropece ou se desequilibre.

Fraturas

Quando usamos chinelos, precisamos dobrar mais os joelhos e os tornozelos. Isso causa uma distorção da caminhada que resulta num risco maior de tropeçar e cair. Esses acidentes podem causar fraturas e luxações. Outro risco é bater o pé em objetos, o que também pode causar uma fratura, por exemplo.

Uso consciente do chinelo

Como não é possível abandonar os chinelos mais queridos dos brasileiros, é importante adotar alguns cuidados. Veja algumas dicas

  • Reserve os chinelos para a piscina, a praia e caminhadas curtas em superfícies planas, como tomar um sorvete no calçadão da praia
  • Dentro de casa, prefira os chinelos ortopédicos que possuem sistema de amortecimento
  • Invista nos modelos de sandálias flatform. Esse tipo de solado tem uma altura boa e oferece mais estabilidade para os pés durante a caminhada
  • Não use chinelos ou qualquer sapato que não fique preso nos pés para conduzir automóveis, motos ou andar de bicicleta
  • Trilhas, corridas na praia, caminhadas e outros esportes típicos das férias devem ser feitos com tênis ou calçados fechados. Isso vai oferecer mais estabilidade para a pisada. Claro que também protege os pés de animais como cobras, aranhas etc.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.