Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
21.8ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Sete dicas para cuidar do seu carro durante o verão

Redação

Redação

Com as festas de fim de ano, as férias e as viagens chegando, é dado o início também ao Verão. A estação mais quente do ano aumenta a preocupação e os  cuidados com o carro. 

Foto: Divulgação

“Assim como nas temperaturas mais baixas, a temperatura elevada também pode prejudicar a performance do veículo e causar danos. Nesta época do ano, o interior do automóvel pode chegar a ficar 10ºC mais quente que a temperatura externa e, com isso, prejudicar ambas as partes do carro” comenta Rodrigo Giraldi, Gerente de Operações da Kovi, startup que está revolucionando o acesso ao carro na América Latina.

Para ajudar a manter o carro em boas condições neste período, o especialista listou algumas dicas indispensáveis para cuidar do veículo, evitar dores de cabeça e despesas futuras. Confira!

1. Evite estacionar no sol

O especialista pontua que a carroceria é considerada a proteção externa do carro, e, quando muito exposta aos raios solares, pode superaquecer e causar queimaduras na pintura da sua lataria. Desta forma, o ideal é evitar estacionar em locais abertos para não causar danos. 

“Nem sempre é possível encontrar vagas cobertas ou com sombras, principalmente em cidades grandes. Uma alternativa para proteger o automóvel contra os raios ultravioletas é utilizar capa de proteção. Ou, então, incluir aos cuidados diários o serviço de encerar o carro a cada seis meses ou investir na cristalização, que é a aplicação de uma resina protetora sobre o veículo. Essa aplicação ajuda a aumentar a vida útil da pintura, evita manchas e mantém o brilho da lataria”, explica Giraldi.

2. Lave o carro na sombra

Ainda em relação à proteção da pintura e da lataria, lavar o veículo em um local com sombra é outro ponto de atenção no Verão, segundo o Gerente de Operações. “Fazer a limpeza do automóvel sob o sol acaba esquentando excessivamente a lataria, pois faz com que a água evapore rapidamente, o que pode acabar gerando manchas na pintura”, esclarece.

3. Cuidado com os pneus

Outro fator que pode fugir do conhecimento de muitos, é que, em dias mais quentes, o atrito dos pneus contra a superfície é mais intenso. O especialista explica que, com esse aquecimento, a borracha acaba amolecendo, o que prejudica sua aderência ao solo. Por isso, é importante ficar atento com a calibragem dos pneus e também do estepe. Caso aconteça algo, ele deve estar em boas condições para ser utilizado.

4. Manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado é muito usado como alternativa para se refrescar nesta época do ano e sua manutenção precisa estar em dia, mas,caso ele fique desligado a maior parte do ano, pode acabar acumulando fungos e sujeiras no duto, podendo comprometer a saúde dos condutores do veículo. “Além disso, quando a manutenção não é realizada da forma correta, pode exigir mais energia da bateria do automóvel, causando prejuízos ainda maiores. Por isso, é importante investir  um tempo na revisão do carro”, completa.

5. Cuide dos filtros do motor

Devido ao excesso de calor, o sistema de refrigeração pode ser comprometido. Por este motivo, é essencial ficar de olho na temperatura da peça, especialmente em carros que são refrigerados à água. Atualmente, a maioria dos veículos conta com um sistema de alerta no próprio painel que mostra se o motor está muito quente. Se isso acontecer, é necessário parar e desligar o carro imediatamente, para evitar danos às juntas do cabeçote. 

Segundo o especialista da Kovi, uma ótima forma de evitar esse superaquecimento é verificar o nível do líquido do radiador regularmente e limpar o compartimento do motor, para garantir que não tenha resíduos de óleo no filtro do motor. “As juntas do cabeçote são responsáveis por manter o motor saudável, assegurando que a água e o óleo não vazem da peça e continuem lubrificando corretamente. Caso ela esteja queimada ou com mau funcionamento, o ideal é levar ao mecânico o quanto antes, pois elas podem gerar danos irreversíveis ao carro e impactar diretamente na segurança dos passageiros”, pontua. 

O manual do carro conta com informações e  indicações de aditivos que podem ajudar a manter a temperatura nas condições adequadas, por isso também é importante ter sempre em mãos caso necessário. 

6. Atenção ao sistema de arrefecimento

Responsável por controlar a temperatura do veículo para que não haja uma explosão durante a queima de combustível, o sistema de arrefecimento é também um componente que merece atenção durante o Verão. “Busque analisar as condições do reservatório e das mangueiras, verifique sempre o nível para caso esteja abaixo do mínimo poder utilizar líquido de arrefecimento original para completá-lo. Caso seja necessário completar o líquido com uma maior frequência, é importante levar o automóvel em uma oficina mecânica confiável para realizar uma inspeção do sistema”, aconselha Giraldi. 

7. Garanta que o interior da cabine esteja confortável

Por último, o executivo indica o investimento em painéis refletores, que irão garantir que o interior do carro não fique tão quente, além de evitar que o calor intenso acabe danificando itens do painel feitos de plástico e os tecidos do revestimento interno. “Caso o automóvel fique exposto ao sol por um longo período, antes de entrar, procure abrir as portas e janelas para diminuir o calor e aumentar a passagem de ar”, alerta. 

Vale lembrar que, com a temperatura alta, o volante e o câmbio superaquecem e podem causar queimaduras em quem tocar.. Além disso, como o próprio veículo se aquece, objetos sensíveis como óculos e vidros transparentes também podem ser impactados. “Evite deixá-los no interior do carro sobre os bancos, pois, expostos aos raios solares, eles podem acender a fagulha que, em casos mais graves, pode dar origem a um incêndio”, finaliza.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia