Terapias alternativas ajudam a combater o estresse e doenças relacionadas a ele

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse, sendo que no Brasil, um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), mostrou que somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Considerado a epidemia da vida moderna, o distúrbio afeta todas as idades e estilos de vida e para minimizar a intensidade de seus sintomas, a prática de terapias alternativas pode ser uma ótima opção.

Foto: Divulgação

Também conhecidas como terapias complementares ou integrativas, as terapias alternativas têm o poder de melhorar a qualidade de vida de forma natural e definitiva, eliminando o estresse e as doenças relacionadas a ele. “ O estresse é uma resposta do nosso corpo a estímulos de fora que não condizem com nosso estado natural. É como um alerta de que precisamos reagir, fugir, que libera uma mistura de hormônios e substâncias químicas que preparam o corpo para uma ação. Ele não é necessariamente algo ruim, mas quando está em excesso no nosso corpo pode levar a condições físicas e psíquicas que influenciam o sistema imunológico, nervoso e cardiovascular”, conta a massoterapeuta e instrutora de yoga da Bnyou, Mira Pokrywiecki.

Mira explica que é importante entendermos que saúde significa um estado de completo bem-estar físico mental, espiritual e social e que as terapias alternativas desempenham um papel fundamental na manutenção desses pontos. “Terapias como yoga, meditação e massagens desempenham um papel fundamental, pois auxiliam no alívio da tensão, estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral, têm efeito relaxante e distensionam a musculatura. Sendo assim, investir nessa forma de cuidado é fundamental e pode mudar a vida de uma pessoa”, completa.  

Em conjunto às terapias alternativas, o combate ao estresse pode ser intensificado com a inserção de outros hábitos na rotina como atividades físicas regulares, vivenciar momentos de lazer, diversão e prazer, descansar a mente, dormir de 7 a 8 horas por dia e reservar momentos de autocuidado que podem ajudar a elevar a autoestima e a sensação de felicidade. 

Terapias alternativas que ajudam a combater o estresse e podem ser feitas em casa:

Mindfullness

É um tipo de meditação com o objetivo de desenvolver a atenção plena e contribuir para amenizar sintomas de ansiedade e depressão, além de ajudar a controlar o estresse. O resultado é o bem-estar e o fortalecimento do organismo de forma geral.

Yoga

É uma técnica mental e corporal relacionada com a meditação de origem oriental. Por meio de práticas como mantra yoga, hatha yoga e outras, a atividade exercita a mente, o físico, o espiritual e o energético. Assim, proporciona a redução da ansiedade e do estresse, regula os sistemas respiratório e nervoso, melhora o sono e aumenta a disposição, além de contribuir para o bom humor e fortalecer o sistema imunológico.

Aromaterapia

A técnica de terapia utiliza óleos essenciais que são obtidos dos vegetais. Ela tem a função de reestabelecer o equilíbrio do organismo para gerar mais saúde mental e física, além de higiene e bem-estar.

Massagem

Libera o hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse, tem efeito no tratamento da angústia e da ansiedade e aumenta a tolerância à dor, aliviando a tensão nos músculos e gerando mais flexibilidade. A massagem também traz sensações de carinho, conforto e disposição.

Reflexologia 

Por meio de pressões em pontos específicos nos pés, trabalha a energia vital, estimula as zonas longitudinais e os principais canais ou meridianos, buscando assim equilibrar todo o organismo e trazendo para o indivíduo os mais diversos benefícios, entre eles a redução do estresse.

A BnYou é uma das startups que mais crescem no país, sendo pioneira em facilitar a comunicação de profissionais autônomos do setor de beleza e bem-estar com seus clientes. Tudo com conforto e segurança. Acesse: bnyou.art ou baixe o aplicativo no seu dispositivo móvel (disponível para Android e IOS).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.