Três ferramentas para reestruturar o relacionamento familiar

Ser pai e mãe não é tarefa fácil. Ainda, manter a família unida, as crianças educadas, o cônjuge feliz e colocar “a casa em ordem” exige dose extra de força de vontade. Com a aproximação entre os casais, pais e filhos, durante o isolamento social, o convívio familiar se pôs a prova. Alguns descobriram uma ótima relação, já outros, perceberam que precisam de uma reforma interior para evitar futuras crises.


Ao pensar em soluções para as famílias que desejam implementar uma nova cultura familiar, o best-seller Gary Chapman e a escritora Shannon Warden lançam o livro Faça você mesmo: Guia prático para reformar sua família. Publicado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, a obra traz ferramentas eficazes para que esposas, maridos, pais e mães possam reestruturar os sentimentos.

Para isso, Chapman e Warden contam vivências pessoais e apresentam passo a passo de como usar as ferramentas certas para implementar estratégias de conexão e melhoria do equilíbrio emocional das famílias. Veja três dos 12 insights presentes na obra Faça você mesmo para melhorar a cooperação no lar e mãos à obra:

1 – Edificar a gentileza

Meta de melhoria – demolir o egoísmo: o egoísmo na família também faz com que se sintam sufocados pela falta de tempo e de espaço. Por isso, o desenvolvimento da compreensão é importante para a melhoria, e a primeira ferramenta básica para incentivar as pessoas a colocarem em sua caixa de ferramentas para a reforma do lar é a gentileza.

2 – Aumentar a gratidão

Meta de melhoria – diminuir o desrespeito: em algumas situações, o desrespeito é sentido no coração. A forma como escolhem reagir aos padrões de desrespeito vai aprimorar ou corroer os relacionamentos. Para proteger e melhorar as relações, é preciso cuidar dos familiares e valorizá-los, assim como se cuida dos pisos novos de uma casa.  Com isso em mente, é preciso acrescentar à caixa de ferramentas de melhorias do lar a gratidão. Por que a gratidão? As pesquisas têm demonstrado recorrentemente que a gratidão contribui para a saúde física e mental, para o aumento da satisfação de vida e para o fortalecimento dos relacionamentos.

3 – Cultivar o amor

Meta de melhoria – remover a apatia: muitas famílias precisam lidar com a apatia, que é uma barreira mais comum e mais facilmente removível, se quiserem desfrutar de relacionamentos novos e aperfeiçoados. Se a família está lidando com as paredes da apatia em casa, Chapman incentiva: derrube essas paredes! Para isso, acrescente mais amor na caixa de ferramentas de melhoria no lar. Ao elevar o amor, as pessoas e os entes queridos serão capazes de aumentar o que se tornou um espaço emocional apertado entre eles. Nada de deixar o outro para fora! É hora de derrubar as dolorosas paredes do “eu não me importo”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.