Um Papo Rápido Sobre a Cirurgia Bariátrica

A bariátrica, que é uma técnica de redução do estômago que traz enormes expectativas para aquelas pessoas que desejam emagrecer, mas geralmente vem como uma solução milagrosa. E o aumento da procura por essa técnica também se deve ao isolamento social por causa da pandemia, onde muitas pessoas acabaram ganhando muito peso durante esse período extenso, ficando presas em suas casas, o que gerou um aumento na ansiedade, e muitas pessoas acabaram descontando essa ansiedade na comida.

Foto: Divulgação

Ainda muito polêmica a cirurgia de estômago, ou bariátrica, vem crescendo no mercado, isso porque há uma campanha de Marketing por trás, com especialistas em bariátrica que orientam o paciente sobre a importância de um pré-requisito médico, envolvendo exames endocrinológicos, psicológicos, cardiológicos, além do histórico médico da pessoa interessada em fazer a bariátrica.

Isso porque, se não for bem planejada o pré-operatório e o pós-operatório, incluindo orientação e acompanhamento em cada fase, a cirurgia pode se tornar desastrosa. Embora considerado ideal para pessoas com obesidade mórbida, a cirurgia também pode servir para aquelas pessoas que já tentaram de tudo, como dieta alimentar, atividade física e tratamento medicamentoso, e mesmo assim não tiveram sucesso para emagrecer.

É preciso levar em conta que nem sempre o procedimento bariátrico estará isento de complicações durante a cirurgia e no pós-cirúrgico.

Além da bariátrica não garantir ao paciente que ele não sofrerá com reganho de peso depois da cirurgia, o paciente precisará fazer uso contínuo para o resto de suas vidas de alguns suplementos.

É comum, pacientes na pós-bariátrica, ficarem com deficiência grave de ferro e desenvolverem anemia, deficiência de B12, nível de cálcio baixo e que pode causar osteoporose, desequilíbrio hormonal, entre outros problemas. E quais os suplementos que terá que tomar pelo resto da vida?

Bem, todos os pacientes que mexeram no intestino precisam de três suplementações; cálcio, vitamina D, que para uma melhor absorção do organismo deve se tomar diariamente, e um polivitamínico que seja eficaz, devendo buscar orientação com profissionais médicos sobre tipos e marcas no mercado, já que uma vez que seu estomago estará reduzido e interligado diretamente ao intestino, sua absorção é bem menor do que a de uma pessoa não operada.

Além disso, uma consulta periódica ao psiquiatra ou terapia constante é uma excelente ideia, já que a maioria dos casos de obesidade, acontece por compulsão e não é difícil vermos pessoas trocando o vício que tinham em comida por outros vícios, dentre eles álcool, drogas, sexo promíscuo, jogos, entre outros.

Bem, que a bariátrica é uma solução para o obeso mórbido, sem dúvida é, mas antes de faze-la, converse com seu endocrinologista de confiança, vejam se já exploraram todas as possibilidades e veja o que ele te aconselha.

De qualquer forma, é preciso colocar os prós e contras na balança.

Boa Sorte!

Dra. Gabriela Iervolino

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.