Veludo: 4 dicas para usá-lo na decoração

Grande tendência na moda e no design, o veludo é um tecido de aspecto nobre, sinônimo de elegância e sofisticação. Apesar da origem do estilo ser clássica, ele pode ganhar uma roupagem contemporânea se usado de forma moderna e estratégica no décor. Confira quatro dicas para te ajudar a inserir o veludo na decoração de forma prática e bonita.

1) Escolha um cômodo da casa para receber o material

Lembre-se que é um item que gera bastante destaque no ambiente, então defina bem onde ele ficará para conversar harmonicamente com os outros elementos. Os veludos mais coloridos, como vermelho, combinam mais com ambientes neutros e tons de branco e bege. Os tons mais fechados, como azul marinho e verde, possibilitam brincar mais com subtons.

2) Combine com metalizados

O contraste entre o veludo e o metal é uma ótima forma de inserir mais informação visual ao décor, sendo uma ótima opção para trazer destaque. Um jeito muito interessante de brincar com esses materiais é usá-los no mesmo tom, trazendo um aspecto ainda mais elegante.

3) Use o veludo para realçar o design do mobiliário

Esse tipo de tecido inspira conforto, já que sua textura macia convida ao relaxamento. Além disso, ele possui um brilho charmoso muito único, por isso pode ser capaz de transformar um móvel. Aposte em usar o veludo em poltronas, sofás e cadeiras para trazer e veja o mobiliário transformar completamente o ambiente.

4) Aposte em tons pastel

As cores em tons menos saturados despertam as mesmas sensações do veludo: conforto, delicadeza, maciez. Por isso usar os dois conceitos simultaneamente é uma ótima forma de deixar o décor bem mais aconchegante.