Verão: a importância da hidratação para os bebês

O início do verão indica temperaturas intensas e alta umidade, fatores que podem afetar a saúde das crianças, caso não sejam tomados alguns cuidados no dia a dia. Com o objetivo de ajudar as famílias a adotar as melhores práticas para o período, a MAM Baby, marca especialista em bebês, apurou algumas informações com o pediatra Edson Fayad sobre a hidratação dos pequenos.  

Foto: Canva

Uma criança bem hidratada fica menos propensa a contrair doenças renais, obstipação e desidratação. Segundo o Dr. Edson, a partir dos 6 meses, quando é iniciada a introdução alimentar, a criança precisa começar a ingerir água. “Estima-se uma ingesta hídrica de 20 ml a cada quilo de peso do bebê. Em dias mais quentes, com maior exposição da criança ao tempo ou aumento das atividades físicas, pode haver um aumento dessa necessidade”, esclarece o pediatra.

Há alguns fatores que podem indicar que o bebê precisa de mais água, um deles é a aparência da boca, que, se estiver seca, indica falta de hidratação. “Normalmente, a orientação para dosar o consumo de água é pela coloração da urina. Se estiver mais escura, deve-se oferecer água mais vezes ao dia. Caso esteja mais clara, não há necessidade do aumento”, explica o médico. 

Os pais devem priorizar a hidratação com água. No entanto, após o primeiro ano de vida, é possível inserir, com cautela, opções como chás, sucos de frutas e água de coco (120 ml ao dia).  Como em todo processo de transição nas rotinas dos bebês, é essencial ter produtos que apoiem os pais e facilitem a nova etapa. 

A MAM Baby oferece itens que podem tornar o momento de hidratação mais simples e divertido, como o copo de transição Trainer+, que é ideal para ser o primeiro copo do bebê, pois tem bocal de silicone centralizado, antivazamento e extramacio, que permite controlar o fluxo do líquido, é superleve e conta com alça antideslizante. Outra opção é o copo de transição Starter, que tem todas as vantagens do item anterior, porém com bocal deslocado para a lateral. 

Já para os bebês com 8 meses ou mais, a MAM oferece o Fun to Drink, que têm bocal rígido, para facilitar a transição do copo de treino para o comum, e sistema patenteado de válvula (sem vazamento ou fluxo livre). Todos os copos estão disponíveis na versão Night, com alça que brilha no escuro, que garante muita diversão na hora da hidratação. 

“Nossa principal meta como marca é facilitar o dia a dia das famílias, e a linha de copos segue à risca esse objetivo. Queremos ajudar os pequenos a serem cada vez mais independentes de maneira divertida e fácil e, assim, tornar o momento de hidratação mais tranquilo para toda a família”, explica Leandro Bazello, diretor-geral da MAM Baby Brasil. 

Hidratação da pele do bebê

Dr. Edson também destaca que, no verão, utilizar um creme com alto poder hidratante auxilia na redução das dermatites. Além disso, é indicado um banho geral ao dia, com uso de sabonete e de curta duração (não deixar a criança brincando na banheira), temperatura da água mais amena e, caso sejam necessários mais banhos, evitar o uso excessivo de sabonete. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.