Vida nova aos móveis usados: veja 7 dicas e inspirações

Sabe aquele seu móvel de madeira maciça que, apesar de bonito, parece um pouco desgastado pelo tempo? E aquele aparador que acabou sendo esquecido em um canto mas é cheio de potencial para se transformar em um belo item de decoração? E aquela linda cadeira vintage de segunda mão que você viu em uma loja de móveis usados? Será que ela pode brilhar no seu ambiente?  


Dar uma chance a móveis usados pode realmente surpreender na hora de renovar a casa. “Sempre digo que o melhor móvel é aquele que já existe, que já foi fabricado, e que está em boas condições para continuar a ser útil. Quando um comprador opta pelo móvel usado, ele evita o descarte inadequado e prolonga a vida de uma peça de qualidade”, explica Marina Zaiantchick, da TAG2U,empresa paulistana especializada em decoração sustentável através da compra e venda de produtos usados. 

Outro fator que se destaca é a economia. Na hora de trocar alguma peça do mobiliário da sua casa, vale pesquisar os preços dos usados. No meio desse garimpo é possível encontrar verdadeiras jóias, que vão trazer ao seu ambiente um estilo único. “Recebemos constantemente em nosso estoque peças de época, em ótimas condições, e com valores muitas vezes bem abaixo do valor de um móvel novo. É um investimento interessante em vários aspectos”, pontua Marina. 

Confira abaixo ideias e inspirações para tornar os móveis e objetos usados verdadeiras estrelas da sua decoração!

1) Tampo da mesa desgastado ou riscado? Aplique azulejos!

Tem uma linda mesa em casa ou encontrou aquela mesa dos sonhos, porém a superfície está desgastada? Revestir o tampo de madeira com azulejos dá um toque de cor e exclusividade ao ambiente.

2) Quer mais cor? Tinta neles!

Você gosta do estilo e da estrutura do móvel, mas acha que a madeira não está tão bonita quanto poderia? Que tal dar um pouco de cor? Com criatividade e de um jeito simples, é possível transformar totalmente um móvel antigo usando apenas tinta.

3) Preto nada básico e muito luxuoso

A tinta fazendo o papel principal mais uma vez sobre a madeira antiga. Porém, a cor escolhida é o preto, que combina com qualquer ambiente imprimindo uma estética moderna, diferenciada e luxuosa. Cadeiras, mesas, aparadores, cristaleiras, mesas de centro: as possibilidades são muitas, basta escolher a peça ideal e criar do seu jeito.

4) Tecido para dar uma cara nova

Tecido, cola e muita criatividade! Cores vivas, estampas, listras, xadrez… Com o revestimento em tecido, é possível dar uma outra ao seu móvel usado gastando pouco na reforma. Para incrementar, troque também os puxadores!

5) Repense a utilidade do móvel

Já pensou se aquela máquina antiga de costura virasse uma belíssima escrivaninha vintage? E se um aparador antigo virasse um balcão de pia de banheiro? Dar um novo uso para um móvel antigo é também uma forma de extrair um potencial decorativo nem sempre tão óbvio e que pode fazer toda a diferença.

6) Mobiliário evoluindo com os moradores da casa

Que tal o berço das crianças se transformar em uma interessante mesinha para atividades como estudar, desenhar ou brincar? Sustentabilidade também é isso: ressignificar o mobiliário da casa conforme os moradores mudam suas necessidades!

7) Puxadores novos, vida nova

Os puxadores são capazes de transformar completamente um móvel com economia e nenhum esforço. Uma dica é utilizá-los em móveis rústicos, trocando os puxadores próprios por opções em porcelana, madeira, vidro, madeira colorida, acrílico, tecidos e até mesmo em pedras!

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.