Você sabe o que significa leite tipo A? Veja dicas para conservar o alimento da maneira correta

No dia a dia, quem tem o hábito de comprar leite muito provavelmente já se perguntou o que exatamente significam as classificações encontradas nos rótulos destes produtos. Além de denominados como integrais, semi desnatados ou desnatados, os leites também trazem as classificações dos tipos: A, B ou C. 

Foto: Unsplash

O leite tipo A é, entre todos, o mais fresco e o que requer mais cuidado desde a produção até o consumo. Quem explica mais sobre este tipo é a CEO do e-commerce especializado em leite fresco Freshmania, Einat Eisler Carasso. “O leite tipo A possui um cuidado especial em sua produção. Tudo começa na fazenda: o leite precisa vir de um único rebanho, que vive na mesma fazenda, garantindo dessa forma total rastreabilidade de sua origem.”

Segundo Einat, todo o processo precisa acontecer na própria fazenda, respeitando o prazo máximo de 10 horas entre a ordenha, que deve ser 100% mecânica, e o envase. “É um alimento muito fresco e, por isso, muito delicado. Ele não deve ter contato com o meio ambiente e nem receber adição de conservantes ou estabilizantes. Por isso, é um leite que requer refrigeração o tempo todo”, explica Einat.  

O leite A, assim como os demais leites pasteurizados, ou seja, frescos, oferece consideráveis concentrações de cálcio, proteína e vitamina D. A especialista traz dicas de como conservar o produto, para que seja possível aproveitar todo sabor e os nutrientes deste tipo de leite. 

  • Evite colocar seu leite na porta da geladeira;
  • Armazene seu leite em pé, nunca deitado, em temperatura entre 02°C e 07°C;
  • Opte por colocá-lo na prateleira mais próxima do congelador e no fundo da geladeira.

“Esses cuidados auxiliam para que não ocorra perda de calor, preservando todas as propriedades do alimento por mais tempo”, finaliza Einat.  

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.