Paciente marca joelho a ser operado para evitar erro em cirurgia no CE
Aos 50 anos, ele rompeu o ligamento do joelho esquerdo e, antes de passar pelo procedimento cirúrgico, decidiu garantir que nada de errado aconteceria enquanto estivesse sedado: ele escreveu as palavras ‘sim’ e ‘não’ nos dois joelhos com uma caneta azul. ✍️O objetivo de Arruda era indicar, com bastante clareza, qual dos joelhos deveria ser operado. A cirurgia aconteceu no último fim de semana – e sim, os médicos acertaram a perna que deveria ser operada. 😅
De acordo com o Metrópoles, o geneticista contou que a ideia veio a partir da conversa com uma enfermeira. E, no fim das contas, até mesmo o Ministério da Saúde já fez uma recomendação parecida. Nos casos de partes do corpo com mais de um membro, a dica é marcar qual local deve ser operado para minimizar as chances de erros médicos.
A orientação repassada para Anderson faz parte do protocolo do Ministério da Saúde há dez anos. Desde 2013, a pasta recomenda que, no caso de partes do corpo onde haja mais de um membro, órgão ou estruturas múltiplas, sejam demarcadas para minimizar o risco de erros no centro cirúrgico.