Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Luiz Gonzaga é homenageado em nova temporada da Orquestra de Câmara de Blumenau

(Foto: Divulgação) - Luiz Gonzaga é homenageado pela Orquestra de Câmara de Blumenau
(Foto: Divulgação)

A Orquestra da Câmara de Blumenau inicia no dia 23 de outubro, a turnê O Som do Brasil que homenageará, em uma das etapas, um ícone da música brasileira: Luiz Gonzaga. Serão cinco apresentações em Santa Catarina, nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e Itajaí, e uma, no Paraná – em Curitiba. Os concertos terão entrada franca e os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do local por ordem de chegada, uma hora antes do espetáculo. A turnê é realizada pelo Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering.

A primeira etapa terá como solista o acordeonista Renato Borghetti, com apresentações nos dias 23 de outubro, em Joinville, 24, em Blumenau, 31 de outubro, em Jaraguá do Sul, e 1º de novembro, em Curitiba. Na segunda etapa, o solista convidado é Felipe Coelho, com concertos nos dias 16 e 22 de novembro, em Brusque e Itajaí, respectivamente. A temporada contará com arranjos originais do maestro Daniel Bortolosy e do violonista Daniel Sá.

Segundo o diretor artístico do espetáculo, o músico italiano Daniele Girardello, o objetivo da nova temporada é valorizar a música e os solistas brasileiros. “O Brasil é conhecido mundialmente pela diversidade de culturas e a turnê contemplará a música e os ritmos nacionais com solistas consagrados, como o Renato Borghetti, e novos talentos como o Felipe Coelho”, anuncia.

A homenagem a Luiz Gonzaga será durante a primeira fase. “Compositor e músico virtuoso e versátil, Gonzaga soube representar o seu povo e cantou o nordeste como ninguém havia feito”, destaca Daniele Girardello. “Com Renato Borghetti e os arranjos inéditos, elaborados por Daniel Bortolosy e Daniel Sá, a apresentação pretende fundir a música instrumental erudita à folclórica regional do norte ao sul do país”, ressalta.

No repertório apresentado por Renato Borghetti estarão clássicos como Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e também Fronteira, de Renato Borghetti e Daniel Sá, e Milonga para Missões, de Gilberto Monteiro.

Serviço

Apresentações Renato Borghetti:

Santa Catarina

23 de outubro (segunda-feira), 20h - Joinville - Sociedade Harmonia Lyra
Endereço: Rua XV de Novembro, 485 – Centro

24 de outubro (terça-feira), 20h – Blumenau – Teatro Carlos Gomes

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.181 - Centro

31 de outubro (terça-feira), 20h – Jaraguá do Sul – Teatro da Scar

Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, 160 - Czerniewicz

Curitiba

1º de novembro (quarta-feira), 20h – Curitiba – Canal da Música

Endereço: Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês

 

Segunda etapa da turnê: músicas autorais de Felipe Coelho e obras da música erudita de Johann Sebastian Bach, Béla Bartóke Carlos Gomes.

 

Apresentações Felipe Coelho:

Santa Catarina

16 de novembro (quinta-feira), 20h – Brusque – Teatro do CESCB

Endereço: Rua Pedro Werner, 180 - Centro

22 de novembro (quarta-feira), 20h – Itajaí – Teatro Municipal

Endereço: Rua Gregório Chaves, 110 – Fazenda