Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

A maior hidrelétrica do mundo tem passeios que encantam o turista

A maior hidrelétrica do mundo tem passeios que encantam o turista

A cidade de Foz do Iguaçu é o mais novo município incluído no Mapa do Turismo Brasileiro de 2016, divulgado pelo Ministério do Turismo. No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu estão na categoria “A” do novo mapa, que orienta e estimula a indicação de novos investimentos no setor.

Só em 2015, Foz recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes e foi um dos destinos turísticos mais visitados do país. E a cidade sempre tem novidades. No Marco das Três Fronteiras, por exemplo - obelisco erguido em 1903 para celebrar a paz entre os povos - foi iniciada a segunda fase de obras do Complexo Turístico. Nesta etapa, será criada a Vila de Entretenimento inspirada nas Missões Jesuítas, com instalações cenográficas históricas para resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povos indígenas, além de promover um reencontro do público com os desbravadores da região. A segunda fase de obras também contempla a construção do memorial Cabeza de Vaca, Praça de Entrada, Praça do Marco das Três Fronteiras, Mirante das Três Fronteiras e bicicletário, além da cenografia da fachada temática do hall principal, da Vila de Entretenimento e do Restaurante Cabeza de Vaca.

Nas Cataratas do Iguaçu, obviamente, a visita é obrigatória, mas outro passeio imperdível é um tour em Itaipu.

Dados

A usina é grandiosa. Para se ter uma ideia da sua capacidade, em uma sequência de recordes sucessivos, Itaipu teve o melhor período de janeiro até julho e vai aumentando a diferença em relação à produção de 2013, quando estabeleceu a melhor marca anual da história da usina.

Nesses sete meses foram produzidos 60.481.000 megawatts-hora (MWh). O aumento é de aproximadamente 3,30% em comparação ao ano histórico. Com desempenho de ponta – eficiência energética e capacidade plena de atendimento da demanda – a meta anual dos 100 milhões de MWh torna-se cada vez mais real neste ano. Em julho teve a terceira melhor performance do mês em todo o período da usina. É a primeira vez que a hidrelétrica consegue manter uma produção média anual acima dos 8 milhões de MWh em sete meses seguidos.

Sabe o que isso significa? Que a produção de Itaipu nos primeiros sete meses do ano seria suficiente para atender o consumo do Brasil inteiro por um mês e meio, o da cidade de São Paulo por dois anos e a demanda da cidade do Recife por 18 anos!

Os Passeios

Itaipu é um deleite também pros turistas. A usina tem diversas opções de passeios, cada qual com um objetivo. 

Destacamos três

  1. Visita Panorâmica: Esse passeio, feito com o ônibus do local, dá uma noção do tamanho de Itaipu. A Visita Panorâmica contempla a visão externa da grandiosidade da usina: do vertedouro ao topo da barragem de concreto, onde estão instaladas as 20 unidades geradoras. O trajeto se inicia no Centro de Recepção de Visitantes com a exibição de um filme sobre Itaipu, e segue no ônibus do local para conhecer de perto a hidrelétrica. O roteiro passa pelo mirante do Vertedouro e inclui uma parada no Mirante Central, de onde se tem uma ampla visão da barragem de aproximadamente 8km de extensão e 196 metros de altura. No Mirante Central, o tempo de parada é livre, e há estruturas de apoio como banheiros, café, loja de souvenirs e serviços de fotografia digital.
  2. Circuito Especial: Premiado pelo Ministério do Turismo como uma das melhores práticas em atrativos turísticos, o Circuito Especial além de percorrer os principais cartões-postais da magnífica barragem, também leva o visitante para uma aventura pelo interior da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. O passeio dispõe de atendimento diferenciado, com monitores trilíngues, ônibus especial com água a bordo e permissão total para filmagens e fotografia. É um passeio bastante procurado por profissionais e estudantes de engenharia, pois mostra que Itaipu é um verdadeiro tributo à ousadia do homem. Neste circuito é possível conhecer a sala de comando central, onde técnicos brasileiros e paraguaios monitoram de forma integrada sua produção, separados apenas por uma fronteira simbólica, além de poder conferir a impressionante Estação Galeria, com quase um quilômetro de comprimento, onde estão as turbinas em pleno trabalho de geração de 700 megawatts cada uma – energia suficiente para a abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências.
  3. Barco Kattamaram: Este passeio é fantástico! Com tempo bom dá para conferir um deslumbrante pôr do sol sobre o lago de Itaipu a bordo do barco Kattamaram. A atração reúne conforto e requinte para uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da hidrelétrica. Com uma completa infraestrutura para atender até 200 pessoas, a embarcação tem convés aberto, bar americano, restaurante e solário - ideal para relaxar e contemplar a exuberante paisagem. Já em terra, no restaurante do Porto Kattamaram, há um deck que proporciona uma vista incrível do lago de Itaipu. O barco parte do Porto (o último ponto de parada da Visita Panorâmica), e navega beirando a imponente barragem, com aproximadamente 8km de comprimento, unindo Brasil e Paraguai. Como o passeio de barco parte do Porto Kattamaram, um dos locais de parada da Visita Panorâmica, é possível fazer um passeio combinado. Para isso, basta realizar a Visita Panorâmica com pelo menos 1h30 antes do passeio de barco. Assim, você desce direto no Porto e aproveita melhor o tempo!

Dicas de Hospedagem

  • Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort: O hotel oferece diversas opções para o hóspede. A mais recente traz aventura e diversão com a inauguração do Sports Park. Nesse espaço o resort traz seis atrações, todas preparadas para divertir crianças e adultos, com Parede de Escalada, Tirolesa, Arco & Flecha, entre outros. www.bourbon.com.br
  • Concept Design Hostel & Suítes: O hostel mais descolado de Foz do Iguaçu está entre os 50 melhores do país. Com 11 apartamentos e capacidade para receber 47 pessoas, o Concept oferece as tradicionais habitações compartilhadas, além de quartos privativos para grupos e suítes privativas para casal. A decoração é um charme: cada apartamento ganhou uma cor predominante. É eco-eficiente, dispõe de opções variadas de comidinhas rápidas e petiscos em seu bar e restaurante. www.conceptdesignhostel.com
  • Recanto das Cataratas: O resort oferece amplas áreas de lazer, praça de entretenimento, Spa e serviços de alta qualidade. Dispõe de 300 unidades entre apartamentos e suítes, categorias diferenciadas e Premium para o hóspede mais exigente. Ambientes sofisticados, modernos e confortáveis, com quartos super espaçosos. www.recantocataratasresort.com.br