Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes completa 20 anos

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes completa 20 anos

Há 20 anos, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começava a ganhar forma para se transformar em uma das maiores referências da cultura gastronômica do país. Desde então, mais de três mil profissionais da gastronomia foram envolvidos em quase duas mil atrações gastronômicas e cerca de 900 artísticas. Mais de meio milhão de pessoas já prestigiaram o evento.

Os números são expressivos e entre os dias 18 e 27 de agosto esta soma ganha novos patamares com a realização da 20ª edição do evento, na cidade de Tiradentes/MG. A tradicional Praça da Rodoviária ganha novos ares e recebe shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia. Além disso, por toda a cidade são realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do Festival, Turismo Gastronômico, jantares e atividades culturais.

Este ano, um novo espaço agrega a programação, a Praça das Vertentes, com mais chefs e atrações musicais para que o público possa viver inteiramente a experiência do festival. O espaço surgiu para valorizar o Campo das Vertentes, região localizada na Serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata e engloba 36 municípios, inclusive Tiradentes. A região faz parte de um importante roteiro que atrai turistas de todo o país e produtores e chefs locais estarão presentes com restaurantes e cozinhas ao vivo representando a região. 

O tema

Durante os dez dias de festa a cidade se transforma e abraça o evento, que este ano homenageia o estado de Minas Gerais. O Festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura - Comidas do Brasil que, após visitar todo o Brasil e alguns lugares no mundo pesquisando a gastronomia, voltou os olhos a Minas Gerais. A conclusão foi que a riqueza e fartura gastronômica, a calorosidade do povo e a importância deste setor na economia do estado – com números expressivos, fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo.

A gastronomia tem importante valor cultural em Minas, com produtos tradicionais como o queijo, o café, a cachaça. Mas a importância não é só afetiva, este setor é responsável por girar a economia. O estado é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo; o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país; 400 mil agricultores familiares cadastrados. São 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de Minas, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

O Festival Gastronomia e Cultura Tiradentes foi pioneiro em eventos de alta gastronomia no Brasil e ajudou a projetar nacionalmente a rica comida mineira. “Eleger uma gastronomia como melhor ou pior é algo relativo. Mas após visitar todo o Brasil com este foco, tenho uma certeza: Minas Gerais é o lugar onde se come melhor. Não só pela fartura, riqueza gastronômica e tradição, mas pela receptividade do mineiro, pela importância econômica que temos em nossa gastronomia.”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor do evento.

Serviço

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Tiradentes – MG

De 18 a 27 de agosto

www.farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil