Curitiba recebe iluminação azul pela saúde do homem e prevenção da diabetes

A partir da noite desta quarta-feira (3), diversos pontos de Curitiba vão receber uma iluminação azul para alertar sobre cuidados de saúde. A cor, alusiva à campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem, é a mesma que lembra sobre a importância da prevenção à diabetes, uma doença crônica que, se não tratada, pode resultar em complicações graves.

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Até 30 de novembro, cinco pontos de Curitiba serão iluminadas de azul à noite: a estufa do Jardim Botânico; o Portal Polonês (na Rua Mateus Leme); a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; a Casa da Cultura na Praça do Japão; e a Rua da Cidadania do Pinheirinho. 

Saúde do Homem

A preocupação com a saúde do homem não é à toa: eles são 47,7% da população curitibana, mas poderiam ocupar uma maior proporção caso adotassem hábitos saudáveis e dessem mais atenção quando o corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem.

“Esse movimento do Novembro Azul começou como uma extensão da prevenção ao câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem”, destaca diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd.

As unidades de saúde ofertam, permanentemente, atividades que focam a melhoria da qualidade de vida, com programas de atividades físicas, alimentação balanceada e orientações para mudanças de hábitos como fumo e abuso do álcool. Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, controlar o peso, priorizar sono de qualidade e diminuir o nível de estresse são importantes fatores. 

Diabetes

Esses mesmos cuidados são recomendados a toda a população para a prevenção de doenças como diabetes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a doença já afeta 17 milhões de brasileiros.

O alerta de prevenção dessa doença é tamanho que, em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes, para enfatizar a característica epidêmica da doença. A cor azul foi escolhida para representar as cores da ONU.

24 horas Pela Diabetes

Em parceria com O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Prefeitura de Curitiba alerta a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da diabetes para evitar complicações graves, como oculares.

“A incidência da diabetes entre os brasileiros é grave o que torna urgente que medidas de conscientização e prevenção sejam adotadas. Uma das manifestações que atinge os olhos é a retinopatia diabética. Quando não é devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.”, explica o presidente do CBO, José Beniz Neto.

Este ano, o conselho volta a promover o projeto 24 Horas Pela Diabetes, com uma grande ação online de mobilização multidisciplinar que reunirá sociedades de especialidades. Será no dia 20 de novembro pelo site ou pelo canal do Conselho no no YouTube.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.