Quer manter sua saúde financeira em dia? Confira 10 vantagens de fazer um planejamento financeiro

As expressões “fazer um pé de meia” e “poupar hoje para não faltar amanhã” são dizeres populares que possuem um tema muito comum para o brasileiro, que se preocupa com a sua economia: a educação financeira. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Planejar, das 600 pessoas ouvidas, 64,6% afirmaram que realizam um planejamento financeiro com o intuito de quitar suas dívidas, se preparar para a aposentadoria, para investimento e até para compra de bens. Os especialistas do Grupo Travelex, uma das maiores autoridades em câmbio do mundo, comentam sobre a importância de organizar as contas. 

Foto: Divulgação/ Internet

O planejamento possibilita que sejam estipuladas metas a curto ou longo prazo, realizar sonhos, como uma viagem internacional, organizar as economias, planejar trajetórias profissionais e ainda, aumentar a qualidade de vida. Visando auxiliar a todos que estudam essa ferramenta, a Travelex listou as dez vantagens de se fazer um planejamento financeiro. 

Conheça suas finanças 

O primeiro passo é colocar na ponta do lápis todo ganho e gasto. Anotar as despesas fixas, variáveis e eventuais, possibilitando assim, hierarquizar os gastos e entender melhor as finanças. Caso eles sejam maiores que o valor recebido, o trabalhador poderá refletir sobre quais gastos podem ser cortados ou quanto gostaria de expandir a renda no futuro. 

Estipule metas 

Planejar todas as metas, sejam elas de curto, médio e longo prazo é um passo crucial para o planejamento financeiro funcionar, pois estabelecendo esses objetivos, é possível organizar o quanto precisa economizar para alcançar as metas, por exemplo uma viagem para a tão romântica Paris. 

Tenha uma reserva de emergência 

Guardar dinheiro é um dos passos mais importantes do planejamento financeiro, pois com uma reserva, é possível evitar que imprevistos atrapalhem toda a organização. Para isso, o ideal é guardar, mês a mês, parte do dinheiro que sobra entre o recebido e as despesas. 

Organize suas dívidas 

As dívidas são muito comuns na rotina financeira dos brasileiros, mas elas só se tornam monstros do planejamento financeiro quando começam a ficar maiores e mais duradouras. E é por isso que acertar as dívidas têm que ser uma prioridade, seja quitando ou negociando. 

Pense na sua aposentadoria 

Após uma vida inteira trabalhando, poder descansar na velhice com a cabeça tranquila é mais do que merecido e é o sonho de muitos trabalhadores. O quinto passo é avaliar todas as opções e entender se vale a pena aderir às iniciativas de aposentadoria privada. Essa é uma ótima maneira de ter mais controle e autonomia sobre a vida financeira no futuro. 

Pesquise sobre investimentos 

A possibilidade de fazer dos investimentos uma fonte de renda está mais presente no dia a dia das pessoas. Essa alternativa já é possível, atualmente há no mercado muitos modelos para aplicar o dinheiro. Os investimentos são uma parada obrigatória nesse aprendizado sobre finanças. 

Torne as finanças um assunto do seu dia a dia 

Passar a tratar as finanças como um assunto de interesse pode mudar a mentalidade e a maneira que a vida financeira é vista. Atualmente, existem muitos sites e até mesmo influenciadores digitais que abordam esse tema de uma forma clara e leve. 

Compre com sabedoria 

Desmistificando o que todos acreditam, as compras não são as vilãs da história, desde que sejam feitas conscientemente. Refletir sobre as aquisições que são realmente necessárias e partir em busca de melhores condições é uma maneira de realizar compras cuidadosas com o orçamento. 

Tenha parcerias de confiança 

A educação e o planejamento financeiro não precisam ser feitos sozinhos, parcerias seguras são um apoio fundamental nessa questão. Ter à disposição gerentes bancários e especialistas de confiança para pedir aquele conselho quando for preciso é uma ótima escolha.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.