Gato por lebre no Digital

Na última terça-feira (27) a Associação Brasileira dos Agentes Digitais unidade Paraná (Abradi Paraná) apresentou em um evento em Curitiba o Guia de Valores de Produtos e Serviços Digitais, material que é de grande relevância para o mercado de agências, assessorias, mídias e, principalmente, para o empresário em geral de qualquer empresa, porte ou segmento.

Foto: Canva Pro

Resolvi abordar este tema que é de muita relevância, pois é importante, antes de decidir na contratação de uma agência ou assessoria de marketing digital, que o empresário observe detalhes que farão a diferença no resultado e este manual lhe ajudará muito.

E sim, cuidado para não contratar ‘gato por lebre’, tem muitos bons vendedores no mercado, mas não quer dizer que são os melhores profissionais de marketing digital.

Num mercado gigantesco como o Brasil existem as pequenas, médias e grandes agências e uma a pergunta que sempre fica é: qual delas eu devo contratar de acordo com o orçamento que eu tenho disponível?

Indicação, histórico, resultados são muito importantes na hora de contratar sim, questione os perrengues e principalmente leia com muita atenção a proposta apresentada, quais são os detalhes, os prazos, os entregáveis, o perfil dos profissionais que estarão envolvidos no seu projeto, peça para conhecer, coloque todos na mesa para uma discussão sobre a estratégia antes de assinar qualquer contrato e, como alerta, como a agência irá tratar os assuntos que serão urgentes. Com ou sem cobrança adicional.

E o guia da Abradi é um instrumento que vai te auxiliar e lhe dar uma boa base de como começar. O primeiro deles é compreender o que você está contratando e o entregável que se espera daquela atividade, exemplo:

Planejamento da estratégia Digital

  • Descrição: Planejamento da presença digital do cliente e de suas temáticas com até quatro entrevistas exploratórias, considerando as informações adquiridas nas etapas de diagnóstico de mercado, concorrentes e benchmarking. Define objetivos da presença digital, potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças, indicação dos canais de atuação, propriedades digitais, desenvolvimento da matriz estratégica e indicadores. Consideram-se também o estudo de risco e a mitigação de cada um que for apontado.
  • Entregável: Arquivo de texto e de apresentação com a proposta de planejamento da estratégia digital.
  • Fonte: Guia de Valores Abradi

No exemplo acima posso afirmar que muitas agências não entregam o arquivo de texto com todos os detalhes de pesquisa e a estratégia. Cuidado com entregas simples, apresentações sem fundamento, sem pesquisa e já com 500 planos de ações mirabolantes. Pés no chão. Não existem milagres e sim muito trabalho.

O Guia apresentado pela ABRADi aborda os seguintes temas:

  1. Planejamento
  2. Concepção Criativa
  3. Desdobramento da produção Criativa
  4. Produção de vídeos e animações
  5. Conteúdo
  6. Desenvolvimento (tecnologia)
  7. Business Intelligence e Business Analytics
  8. Martech (plataformas de automação de marketing)
  9. Mídia

Em cada tema, existem dezenas de subtemas referentes ao marketing digital. Em cada item o empresário poderá contar com a descrição da atividade contratada e o entregável, que irá nortear e facilitar a tomada de decisão. Compare o que está no manual com o que está proposto pelo agente digital.

Uma agência de marketing digital por definir o sucesso ou não de uma empresa, a sua continuidade inclusive. Por isso não se deve sair contratando apenas pelo preço ou por uma indicação. É necessário muito mais informações a respeito, inclusive a senioridade ou não da equipe que a agência possui. Como citei acima, conheça todas as pessoas que estarão envolvidas no seu projeto e não só apenas o ‘dono’ da agência.

Para ter acesso ao Guia da Abradi, você deve acessar o site (não precisa ser associado):

No rodapé, basta preencher o formulário.

Sobre o autor

Gabriel Pianaro de Souza (@gabrieldesouzamkt) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR e Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.