Companhia de teatro lança série de podcasts com textos teatrais inéditos

Na segunda-feira (7), a CiaSenhas de Teatro lança uma série de podcasts com textos teatrais inéditos produzidos por dramaturgas brasileiras selecionadas no edital CiaSenhas ACIONA: Dramaturgas em Cena. Os podcasts podem ser ouvidos nos principais serviços de áudio.

Foto: Divulgação

O lançamento será às 19h30, na Casa Quatro Ventos, no centro de Curitiba. Serão realizadas três leituras presenciais feitas pelas atrizes da CiaSenhas e, no dia 8 de novembro, às 19h30, uma mesa sobre processo de criação que envolve palavra e cena. As ações são gratuitas.

Nas “Leituras de Boca Cheia”, que acontecem presencialmente no 7 de novembro, serão lidos os textos: Sem Mar, de Daniela Schitini – com leitura feita pela atriz Anne Celli; Cansada de Guerra, de Gaba Cerqueda – com a atriz Ciliane Vendruscolo e Abismada, de Luciana Romagnolli – com Greice Barros.

“Sem mar”, de Daniela Schitini, é a narrativa de uma personagem sem nome, vagando no ar aprisionada, sem poder chegar em lugar algum, pois todas as fronteiras estão fechadas. Nesse espaço opressor, ela tenta a conexão com o seu amor, tenta dizer algo, tenta deixar algum testemunho, algumas palavras que possam ser registro da sua presença no mundo, revelando o desejo pela existência de um futuro, pela realização de uma cerimônia de união, de afeto, onde o abraço e o encontro é novamente possível. Durante seu testemunho ela acessa memórias enterradas e revela algumas de suas dores, de suas experiências e o desejo de transformação, da possibilidade de cada um transformar a sua própria história.

“Cansada de Guerra”, de Gaba Cerqueda, apresenta o relato de uma mulher que chegou ao seu destino após uma longa jornada que a deixou em pele e osso. Para se defender durante o trajeto tinha apenas uma faca de pão. Agora que está aqui pode finalmente compartilhar a mensagem pela qual deu início à viagem. As respostas para um futuro povoado por incertezas estão dentro da sua carcaça.

Já “Abismada”, de Luciana Romagnolli, mostra uma mulher que sussurra suas vergonhas em uma gravação destinada às filhas, a quem não sabe ninar.

No dia 8 de novembro, a CiaSenhas promove um encontro com artistas mulheres para compartilhar processos de criação, o “Mesa Farta”. Com mediação de Lígia Souza e participação de Andrê Francisconi, Julia Raiz, Luciana Romagnolli e Nadja Naira, a mesa acontece a partir de reflexões e experiências que envolvem a Palavra e a Cena atravessadas pela condição de mulheridade.

Os podcasts, produzidos pela CiaSenhas de Teatro, estão disponíveis nas plataformas de áudio e apresentam textos inéditos de autoras brasileiras lidos por grupos teatrais curitibanos. Sendo: Múltipla, de Andreia Souza – com a Minha Nossa Cia de Teatro; Libelo Contra Vênus, de Dani Passarinho – com o Grupo Antropofocus; Infértil, de Fernanda Cunha – com a Súbita Companhia; Carne de Segunda, de Marina Monteiro – com o Grupo PUTO; Fragmentos de uma atriz, de Joyce Sangolete Chaimsohn – com o Grupo Obragem de Teatro e os textos Sem Mar, de Daniela Schitini, Die!Die!Die!, de Monalisa Silva, Um Percurso Para Orlando e Outras Canções Entre Nós, de Marina Corazza, O Relógio: quando a selvageria é revolucionária ou quando sempre foi, de Natiele Fontana, Próxima Parada: Um Jardim Para o Precipício, de Alanis Mahara – lidos pela CiaSenhas de Teatro.

Todos os textos foram selecionados no edital CiaSenhas Aciona! pelas curadoras Dione Carlos, Lígia Souza e Sueli Araujo.

Serviço

CiaSenhas Aciona! Dramaturgas em Cena

dia 7 de novembro de 2022, às 19h30, na Casa Quatro Ventos: Leituras de Boca Cheia

dia 8 de novembro de 2022, às 19h30, na Casa Quatro Ventos: Mesa Farta

Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51 – centro)

Entrada gratuita

Ouças os podcasts em:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.