Evento discute reflexos da pandemia nas manifestações culturais

O desafio de manter as tradições culturais durante a pandemia do coronavírus, que silenciou o Pavilhão Étnico do Memorial de Curitiba, é o tema da mesa-redonda on-line que a Coordenação de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promoverá no sábado (29), das 14 horas às 16 horas. Estão sendo ofertadas 100 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário virtual.

Foto: Divulgação/FCC

Para conversar sobre o assunto, foram convidados a diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná e cônsul da Espanha, Blanca Hernando Barco, a mestre em Psicologia Simone Dallegrave Marchesini e o filósofo, doutor em Comunicação e pesquisador de Danças Folclóricas Brasileiras Antônio Nolberto de Oliveira Xavier. Os inscritos receberão por e-mail o link para participar.

Segundo o coordenador de Etnias da FCC, Carlos Hauer Amazonas de Almeida, a proposta do evento é entender o impacto das restrições sanitárias sobre o segmento e como fazer para a continuidade dessas manifestações culturais e o seu compartilhamento com a audiência.

Pavilhão Étnico

Espaço de eventos, o Pavilhão Étnico fechou as portas em março do ano passado. Cessaram as apresentações de dança e canto tradicionais e folclóricas, além das exposições dos pratos típicos associados a cada cultura que atraíam crianças e adultos.

“Se os grupos ficaram privados de compartilhar a sua cultura e conviver em comunidade, o público que frequenta o Largo da Ordem e a Feira de Artesanato ficou sem essa possibilidade de acesso aos seus belos espetáculos grátis. Nosso evento é também pensando nele”, observa Hauer.

O coordenador perdeu a conta de quantos grupos já subiram ao palco do Memorial de Curitiba, sede do Pavilhão Étnico nesses quatro anos de funcionamento. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.