Orquestra Sinfônica do Paraná faz concerto virtual com compositores alemães

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresentou neste domingo (31) um concerto virtual com obras de compositores alemães sob a regência do maestro convidado Cláudio Cruz. O público pode assistir ao Idílio de Siegfried, de Wagner, e à Sétima Sinfonia, de Beethoven.

O programa foi transmitido ao vivo do Guairão pelo Youtube da OSP, e continua disponível, gratuitamente. O concerto foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná. 

Wagner compôs Idílio de Siegfried em homenagem a sua esposa e ao filho recém-nascido. O poema sinfônico foi depois incorporado à ópera Siegfried, que estreou em 1876. Já a Sétima Sinfonia de Beethoven é composta por quatro movimentos e foi escrita no contexto das guerras napoleônicas.

Para Dirceu Saggin, responsável pela transmissão de áudio e vídeo do concerto ao vivo, a escolha do repertório demonstra a excelência da OSP. “São dois compositores de grande representação do repertório de concerto. A pandemia colocou os músicos em situação de afastamento, por isso a execução orquestral de obras desse porte tem um significado especial. A qualidade da OSP se mantém”.

A OSP se reinventou na pandemia e passou a produzir conteúdos digitais. No primeiro semestre de 2021, a Orquestra alcançou público de 134 mil pessoas nas redes sociais. Entre os destaques, há os concertos virtuais de Stravinsky e Schubert e o projeto OSP para Crianças. 

Após 19 meses realizando atividades virtuais, a OSP volta aos palcos em Cascavel no dia 13 de novembro, às 20h, no Teatro Sefrin Filho. O concerto será repetido no Guairão no dia 17/11, às 20h. Ambos serão regidospelo maestro convidado Norton Morozowicz.

Os ingressos para este concerto serão distribuídos gratuitamente. Em respeito às normas de prevenção à Covid-19, o número de ingressos disponíveis para o público será de 700. A reserva de ingressos poderá ser realizada pelo site do Teatro Guaíra.

Informações da AEN