Roda de samba do Seu Ze Pilintra traz a ‘malandragem’ para Curitiba

A história da malandragem e suas raízes perpetua na força da alegria e da felicidade. Tendo como berço o Rio de Janeiro, os malandros e malandras, sendo caracterizados e fortificados dentro da umbanda, trazem como sua força o povo da rua, a ajuda e a caridade, mas principalmente, um ensinamento acima de tudo, de como rir e aprender com as caídas que a vida nos coloca.

Foto: Divulgação

A origem do malandro vem ligada à abolição da escravatura. Na época era visto como uma expressão de desobediência da população recém liberta e seu desejo de não mais se submeter a força do período de escravidão. Além de um grito de liberdade, a malandragem é um estilo de vida, onde nos que mais precisam, traz leveza e sempre à esperança de um futuro melhor, seja esse futuro anos ou minutos.

Vindo com uma força extremamente brasileira e de quebra da intolerância religiosa, entra aí o Terreiro do Pai José (TPJ) junto ao seu Pai de Santo Cleiton Vargas e seus filhos e o bar The Brothers. Com o intuito de desmistificar e apresentar com a força carioca que tem essa linhagem, proporcionar a Curitiba além de um evento, um estilo de vida. Apresentar ao povo que não conhece, o que é a Malandragem e porque ela existe.

Para os organizadores do movimento, a força é de ensinar. A partir do momento que aprendemos e entendemos, o respeito como consequência, não é imposto. O propósito de força já se iniciou há muitos anos, com outros terreiros e outras pessoas, o propósito nunca parou e não irá parar vindo dos religiosos, contudo, o movimento do dia 20, vai marcar a força e o gás do jovem umbandista curitibano. O jovem que pensa e aborda de outras maneiras. Não girará em torno de normalizar, será sobre ensinar a quem quiser aprender, no ponto de força da boemia curitibana, no Largo da Ordem.

Durante o dia, acontece uma ação social que partirá do Grupo Caminhos de Luz que está incluso ao TPJ, onde serão arrecadadas roupas e alimentos para a entidade social que o grupo auxilia em Curitiba e regiões metropolitanas onde são feitos os movimentos.

O evento contará com a exibição de um samba ao vivo, muita boemia e felicidade, o propósito de todo o grupo e sua parceria é apresentar, com muito respeito, a linda capital paranaense, que a umbanda vai além de uma religião, ela também é cultura, ela também é arte. Uma arte e cultura que não podem ser supérfluas, elas tem que ser essenciais e é esse o intuito de toda a movimentação que ocorrerá na sexta-feira (20) a partir das 20h.

Serviço: Roda de samba do Seu Ze Pilintra

  • Data: sexta-feira, 20/01
  • Horário: 19h
  • Local: Bar The Brtohers/Largo da Ordem
  • Telefones: (21) 9 8273-1350 | (41) 9 9762- 0569
  • Classificação: Livre
  • Ingressos: Gratuito
  • Instagram: @terreiro.tpj
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.