Com segundo tempo avassalador, Coritiba goleia o Paraná

O primeiro clássico do Campeonato Paranaense 2021 terminou em goleada. Depois de um primeiro tempo equilibrado em que o Coritiba precisou de um desvio na zaga para abrir o placar, a segunda etapa foi de amplo domínio da equipe alviverde e o Coxa atropelou o Paraná por 5 a 0 no estádio Couto Pereira. Val, Wellington Carvalho e Igor Paixão marcaram um gol cada, enquanto Cerutti fez dois e voltou a marcar depois de mais de três anos sem balançar as redes.

Com o resultado, o Coxa vai para 13 pontos e assume a segunda posição na tabela, ultrapassando o Cianorte. O Alviverde ainda não tem jogos marcados pelo Estadual e já cumpriu todas as partidas que estavam atrasadas. O Paraná permanece em oitavo com apenas uma vitória em cinco jogos e agora corre o risco de sair da zona de classificação para o mata-mata do Estadual.

E a semana do Tricolor será ainda mais difícil. Na terça-feira (27), jogo pela sétima rodada fora de casa diante do Cianorte. Na sexta-feira (30), mais um clássico contra o Athletico, desta vez na Vila Capanema.

Primeiro tempo resolvido de fora da área

O jogo começou com a marcação pesada das duas equipes. O Paraná errava mais passes e dava os contra-ataques para o Coritiba. Mesmo assim, ninguém conseguiu chutar a gol nos primeiros dez minutos e o que prevaleceu foi o equilíbrio. A marcação do Tricolor estava bastante encaixada e os laterais e volantes do Aliveverde não conseguiam articular as jogadas.

Aos poucos, o Coxa começou a criar boas oportunidades e chegou ao primeiro gol com Val. De fora da área, ele chutou firme e contou com o desvio em Jeferson para enganar o goleiro Renan. O gol mudou a dinâmica da partida e o Paraná saiu mais para o ataque, deixando espaços na defesa que foram bem explorados pelo Coritiba.

Apesar disso, os goleiros pouco trabalharam na primeira etapa porque os erros no meio de campo e a marcação forte das duas equipes foram as principais características da primeira metade da partida.

Coxa liquida a partida em 6 minutos

A expectativa era de que o Paraná fosse para cima na busca pelo empate, mas não deu nem tempo. Com 26 segundos, Léo Gamalho chutou de dentro da área e Renan fez ótima defesa. Depois da cobrança de escanteio, o goleiro saiu mal e Wellington Carvalho subiu para cabecear e empurrar para o fundo do gol logo no segundo lance da etapa final.

A equipe paranista parece ter ficado atordoada e, dois minutos depois, Rafinha deu belo passe de trivela e Igor Paixão se adiantou à marcação para fazer o terceiro aos seis minutos.

Depois de abrir 3 a 0, o Coritiba diminuiu o ritmo e, ainda assim, criou boas oportunidades de marcar o quarto gol. Do outro lado, o Paraná também conseguiu boas chances e obrigou Wilson a fazer pelo menos duas boas defesas nos minutos seguintes. A partir dos 20 minutos, o Coxa passou a administrar a vantagem e se fechou na defesa, enquanto o Tricolor passou a trocar mais passes em busca de espaços para tentar reduzir a vantagem.

Mas quem baançou as redes foi o Coxa mais uma vez. Com o Paraná aberto, Léo Gamalho avançou pela direita até a linha de fundo e tocou para Cerutti empurrar para o fundo do gol. O Paraná pressionou e tentou marcar o gol de honra, mas quem ampliou o marcador foi o Coxa. Novamente Cerutti, desta vez de fora da área, marcou um golaço para decretar a goleada alviverde no primeiro clássico do Campeonato Paranaense.

Confira os melhores momentos da partida na reportagem do Show de Bola – Curitiba e região: