UEL e Paraná Esporte realizam curso de formação para treinadores e professores

Nos dias 06, 13, 20 e 27 de março, acontece um curso de formação de treinadores, direcionado a estudantes, professores e profissionais da área de Educação Física. O evento é realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Paraná Esporte, por meio do programa Escola do Esporte. O curso é gratuito e será oferecido em módulos no formato online, das 9 às 12 horas, com certificados emitidos pela UEL.

As aulas serão ao vivo pelo canal do Curso de Formação, no YouTube. As inscrições podem ser realizadas por meio de preenchimento da ficha disponível: aqui.

É a segunda vez que a UEL e a Paraná Esporte se juntam para oferecer formação continuada. A iniciativa integra o Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, em parceria com o Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física. Em novembro passado, quando foi realizada a primeira experiência, cerca de 2,1 mil estudantes e profissionais do Brasil e do exterior participaram do curso.

“O principal objetivo é oferecer atualização de conhecimentos aos profissionais que atuam no âmbito esportivo. Dessa forma, podermos contemplar professores e treinadores com princípios gerais de formação e correspondentes estratégias de treino, metodologia e aprimoramento de competências exigidas nessa área”, afirma o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte da UEL.

Programação

Confira o conteúdo dos módulos e os respectivos professores:

Metodologia de ensino dos esportes: jogar para aprender e aprender jogando – 6 de março – Prof. Dr. Pablo Juan Greco – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Perspectiva dos sistemas complexos e a elaboração de tarefas de treino” – 13 de março – Prof. Dr. Bruno Pasquarelli – Treinador de Futebol e Dr. em Ed. Física.

A pedagogia do jogo: uma abordagem de ensino – 20 de março – Prof. Dr. Alcides José Scaglia – Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – FCA/Unicamp.

Controle fisiológico do treinamento – 27 de março – Prof. Dr. Raul Osiecki – Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Colaboração AEN