Após mobilização, chegada de russos dobra na Geórgia e Cazaquistão

O número de desembarques russos em países fronteiriços continua aumentando com o passar dos dias. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (27), a Geórgia registrou quase o dobro de chegadas, sendo mais de 21,2 mil apenas nos últimos dois dias. O Cazaquistão, por sua vez, informou que já recebeu 98 mil russos desde 21 de setembro.

Foto: Reprodução/Twitter GoncharenkoUa

“Nos últimos dias, muitas pessoas vindas da Rússia têm vindo até nós. A maioria delas são forçadas a partir devido a uma situação desesperada”, disse o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, referindo-se à mobilização parcial anunciada por Moscou, que pretende reunir 300 mil reservistas para integrar a ofensiva na Ucrânia.

O cenário é parecido na Finlândia, onde mais de 8,3 mil russos já cruzaram a fronteira. O trajeto é feito por meio terrestre, uma vez que os voos para fora da Rússia foram esgotados e os que partem de Moscou estão quase acabando, mas com preços astronômicos.

Além da fuga, muitos civis foram às ruas se posicionar contra a mobilização militar. Dados da plataforma OVD-Info apontam que 2,3 mil russos foram presos durante os atos, sendo que a maioria está sendo obrigada a se alistar no exército sob custódia. Para aqueles que recusam lutar pelo país, Moscou está aplicando uma pena de 10 anos de prisão. 

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.