Biólogo sueco Svante Pääbo ganha prêmio Nobel de Medicina

O biólogo sueco Svante Pääbo, de 67 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina 2022. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3), pela Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, da Suécia. Além da homenagem, o Pääbo recebe 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$4,8 milhões.

Foto: Reprodução/Twitter NobelPrize

Segundo a instituição, o prêmio contempla as descobertas do biólogo sueco sobre genomas de hominídeos extintos e a evolução humana. O trabalho de Pääbo explica as diferenças genéticas que distinguem todos os seres humanos vivos dos hominídeos já extintos, dando origem ao campo científico denominado “paleogenética”.

“Pääbo recebeu a notícia enquanto desfrutava de uma xícara de café. Depois que o choque passou, uma das primeiras coisas que ele perguntou foi se ele poderia compartilhar a notícia com sua esposa, Linda”, escreveu o comitê. 

Svante Pääbo nasceu em 20 de abril de 1955, em Estocolmo, na Suécia. Especializado em genética evolucionária, o biólogo é afiliado ao Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, em Leipzig, na Alemanha. Ele segue os passos do pai, Sune Bergstrom, que, em 1982, também ganhou o Prêmio Nobel de Medicina.

Nesta semana, ainda devem ser anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Física, Química, Literatura e Paz. O prêmio referente à Ciências Econômicas, por sua vez, será divulgado na semana seguinte.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.