Boletos do IPTU 2024 Curitiba devem ser entregues até hoje

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Os Correios já entregaram cerca de 80% dos boletos do IPTU 2024 Curitiba. A previsão, conforme a Prefeitura, é finalizar a remessa até esta quarta-feira (6).

boletos-iptu-2024-curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O imposto vence em 20 de março para pagamento à vista, com desconto de 10%, e também da primeira parcela. A emissão da guia para pagamento também já está disponível pelo Curitiba App e pelo site da Prefeitura. A expectativa é de que 100% dos boletos do IPTU 2024 Curitiba sejam entregues até hoje.

O IPTU pode ser parcelado em dez vezes, de março a dezembro, sempre com vencimento dia 20. Se a data cair em um fim de semana ou feriado, o imposto poderá ser pago até o próximo dia útil subsequente. Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 28 de março e as demais todo dia 20.

O imposto incide sobre 966.843 imóveis, dos quais 135 mil (14%) serão isentos. O volume é maior que em 2023, de 127 mil.

Em 2024, os créditos do programa Nota Curitibana vão beneficiar 4.801 imóveis que terão desconto de até 50% no IPTU. Ao todo, são R$ 328,1 mil em descontos, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

IPTU 2024 Curitiba

O contribuinte vai receber em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. As demais devem ser geradas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App.

Também é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

Veja também:

O documento pode ser pago nos bancos conveniados (Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos), nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

As guias podem, ainda, ser geradas no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. O prazo para impugnação do IPTU 2024 é até 20 de março e a solicitação pode ser realizada pelo Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.