Eleitores têm até esta quinta-feira para justificar ausência no 1º turno

Os brasileiros que não compareceram ao primeiro turno das eleições gerais deste ano, realizado no dia 2 de outubro, têm até esta quinta-feira (1º), para justificar a ausência. Para aqueles que deixaram de votar no segundo turno do pleito, ocorrido em 30 de outubro, o prazo vai até o dia 9 de janeiro de 2023.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa de ausência pode ser realizada pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Também há a opção do eleitor entregar o requerimento de justificativa em qualquer cartório do país ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

“Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora do domicílio eleitoral de origem. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos”, explicou a Corte.

A Lei nº 6.091, de 15 de agosto de 1974, impõe penalidade para quem não justificar a ausência até 60 dias após o pleito. De acordo com o artigo 7º, aqueles que não realizarem o processo terão que pagar multa de 3% a 10% sobre o salário mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.