Feira de empregos busca inserir pessoas com deficiência no mercado

Evento da ASID Brasil propõe olhar humanizado em espaços corporativos para proporcionar autonomia para quem tem deficiência

Falta de oportunidades profissionais e disparidades salariais fazem parte do dia a dia de pessoas com deficiência. Embora o acesso ao trabalho seja um direito básico previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, frequentemente, o mercado não está preparado para atender às características e necessidades dessas pessoas. E com o objetivo de conectar empresas e pessoas com deficiência, a ASID Brasil fará a Feira de Emprego para Pessoas com Deficiência, que está com inscrições abertas até 30 de março, o evento será realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Curitiba, no dia 4 de abril.


A feira busca combater o capacitismo e aumentar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Curitiba e Região Metropolitana. “A Feira de Emprego potencializa a diversidade e a inclusão nas empresas e não é apenas um meio para o cumprimento de cotas, mas uma estratégia de humanização dos processos e espaços dentro das empresas, assim como o respeito às individualidades de todos e todas. Para a pessoa com deficiência, a quebra de barreiras em entrevistas de emprego e o acesso a oportunidades, fomentados pela ação, promoverão uma melhor qualidade de vida devido ao aumento da condição socioeconômica proporcionado por um novo trabalho”, afirma Thais Carniel, líder de projetos da ASID Brasil.

Veja também:

O esforço da organização para mudar essa realidade tem desencadeado resultados positivos. Em 2022, a feira apresentou 121 oportunidades de trabalho, recebeu 71 candidatos, 15 empresas, sendo que cinco delas realizaram 14 contratações. As empresas que participaram da última edição da feira também elogiaram a equipe, a estrutura e a organização da iniciativa que estimula um mercado de trabalho inclusivo.

Vantagens para empresas e pessoas com deficiência

Um mercado de trabalho inclusivo é benéfico para todos os atores envolvidos nesse processo. Este olhar humanizado do ambiente corporativo colabora para o desenvolvimento das habilidades e da autoconfiança das pessoas com deficiência, aumentando sua autoestima e autonomia. A multiplicidade de pessoas também resulta em vantagens competitivas para as corporações, pois profissionais com diferentes perfis possuem ideias e perspectivas diversas e apresentam mais inovação, capacidade de adaptação e eficácia para resolução de problemas.

Ações inclusivas são essenciais para fortalecer a imagem e a reputação das empresas, pois criam proximidade com o consumidor, que se identifica com os valores cultivados pela cultura organizacional corporativa. Empresas comprometidas com a diversidade são mais atrativas para o público, que tem se tornado cada vez mais exigente e preocupado em selecionar marcas e serviços de qualidade e socialmente responsáveis.

A feira é promovida em parceria com a APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) e a AABB.

Serviço:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.