Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) – A gestora carioca de recursos Piemonte anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma plataforma de negociação de ativos financeiros baseada em blockchain.
Segundo a gestora, a ferramenta permitirá aos investidores negociar cerca de 150 milhões de reais em debêntures proprietárias e cotas de fundos de investimento via blockchain pública da tecnologia ethereum.
“Num momento em que o interesse em ativos cripto tem aumentado, o Brasil não pode ficar para trás”, afirmou em nota o presidente do Piemonte, Alessandro Lombardi.
A plataforma está disponível para download na Apple Store e pode ser acessada via smartphone, mas por ora o acesso à negociação será restrito aos investidores da Piemonte, podendo ser aberto a investidores em geral após regulamentação e aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
“A mudança para títulos de investimento digitais é inevitável, e vem trazendo as vantagens de maior inclusão financeira, um acesso mais amplo, uma nova base de investidores e processos de compliance e transparência aprimorados”, acrescentou Lombardi.
A instituição fez em dezembro de 2019 a primeira transação com debênture emitida por ela, mas em ambiente fechado.
Emissores de dívida e investidores têm estado de olho no blockchain, uma plataforma de registros compartilhados, como meio de eliminar intermediários, cortar custos e burocracia para emissão e negociação de títulos no mercado de capitais.
A tecnologia ganhou visibilidade por ser a infraestrutura por trás do bitcoin, a mais famosa dentre as criptmoedas.