Instituições devem atuar de forma independente, impondo freios e contrapesos, diz Fux

Por Ricardo Brito

Presidente do STF, Luiz Fux

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que a sustentabilidade da democracia não é automática, que o regime precisa sempre ser alimentado e que, para isso, “as instituições devem atuar de forma independente, impondo freios e contrapesos recíprocos, porém harmônica”.

“Trago uma advertência, porém: tratando-se de sustentabilidade democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente alimentado e reforçado”, disse.

“Para tanto, as instituições devem atuar de forma independente, impondo freios e contrapesos recíprocos, porém harmônica, estando alinhadas entre si em prol da materialização dos valores constitucionais. Igualmente, os cidadãos devem ser vigilantes para que as regras do jogo democrático sejam rigorosamente cumpridas”, reforçou ele.

Em fala gravada e divulgada para o encerramento dos debates desta segunda-feira da Brazil Conference –evento promovido por estudantes de Harvard, do MIT e de outras universidades de Boston (EUA) que vai até dia 17– Fux destacou que não se deve esquecer que o maior símbolo da democracia é o diálogo.

“Por isso mesmo, democracia não é silêncio, mas voz ativa; não é concordância forjada seguida de aplausos imerecidos, mas debate construtivo e com honestidade de propósitos”, ressaltou.

Em mais um capítulo da tensão entre os Poderes, o Supremo foi alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro após o ministro Luís Roberto Barroso ter determinado a instalação no Senado da CPI da Covid para investigar ações do governo federal para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, no pior momento da crise sanitária no país.

Bolsonaro quer ampliar a investigação para governadores e prefeitos e ainda chegou a manifestar apoio a uma eventual abertura de processo de impeachment de ministros do Supremo.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3B1DY-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.