Marina Silva é internada; ministra do Meio Ambiente pode estar com malária

Com a colaboração de SBT NEWS

Antes de procurar o hospital, Marina se encontrou com o vice-chanceler da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática, Robert Habeck.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), foi internada nesta segunda-feira (13) no Hospital Brasília, no Lago Sul, depois de ter relatado sintomas de malária.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Antes de procurar a unidade, Marina se encontrou com o vice-chanceler da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática, Robert Habeck. Após a reunião, os dois fariam um pronunciamento à imprensa, mas o evento foi cancelado porque Marina se sentiu indisposta

Hospital emitiu comunicado

Em nota, o Hospital Brasília confirmou que a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática deu entrada nesta segunda-feira (13) na unidade do Lago Sul, em Brasília, com suspeita de malária. No entanto, o hospital informou que outras notícias sobre o estado de saúde de Marina Silva seriam divulgadas pela assessoria da ministra.

Nas primeiras semanas de março, Marina Silva esteve em Roraima e visitou a terra indígena Yanomami para verificar as ações implementadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região. Além disso, a ministra também participou de encontros com políticos e lideranças em Belém do Pará.

Malária

A malária, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Embora a malária não seja endêmica em muitas áreas do Brasil, é uma doença grave em muitos países e regiões tropicais e subtropicais, incluindo a África e a Amazônia. A maioria dos casos de malária no Brasil se concentram na região amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas incluem febre, calafrios, suores noturnos, dores de cabeça e musculares, fadiga, náuseas e vômitos. O diagnóstico é geralmente feito através de exames de sangue que procuram o parasita Plasmodium. Apesar de ser uma doença que tem cura, a malária pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

Com informações do SBT NEWS

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.