Anvisa aprova registro definitivo da vacina contra covid da Janssen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (5), o registro definitivo da vacina contra covid-19 da empresa Janssen-Cilag. O imunizante, que já estava aprovado para uso emergencial desde 31 de março de 2021, poderá ser utilizado tanto para a vacinação primária como para a dose de reforço.

Vacinas da Janssen. Foto: Américo Antonio/Sesa

“[O registro] é a consolidação da análise dos melhores dados disponíveis e de forma completa, com informações mais robustas dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem como do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento”, explica o gerente-geral de Medicamentos e Insumos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes. 

A vacina da Janssen é baseada em um vetor de adenovírus e é indicada para prevenir a covid-19 em pessoas com 18 anos de idade ou mais. O imunizante é aplicado em dose única de 0,5ml para imunização primária. Adicionalmente, uma dose de reforço de 0,5 ml da vacina covid-19 (recombinante) pode ser administrada pelo menos 2 meses após a primeira aplicação.

O imunizante também pode ser administrado como uma dose de reforço heteróloga (de vacina diferente), para pessoas que concluíram a vacinação primária com uma vacina de tecnologia mRNA. Atualmente, a única vacina de mRNA aprovada no Brasil é a vacina da Pfizer. Nesse caso, o intervalo para a dose de reforço é igual ao autorizado para a vacina utilizada na vacinação primária.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.