Bolsonaro acusa TSE de ignorar sugestões das Forças Armadas sobre eleições

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta 5ª feira (28.abr), que o Tribunal Superior Eleitoral tem ignorado observações apresentadas por técnicos Forças Armadas que garantiriam a transparência das eleições deste ano. Segundo Bolsonaro, os militares, que foram convidados a integrar a Comissão de Transparência das Eleições, teriam entregado nove sugestões de melhorias ao TSE e, em nenhuma delas, constava a menção ao voto impresso.

Presidente Jair Bolsonaro

“A gente não fala, nas observações, de voto em papel, não fala em voto em papel; seriam nove observações, que o TSE não basta apenas trazer para si, né? Tem que despachar, convencer a equipe técnica das Forças Armadas de algo diferente, que eles estão errados. Pelo que eu estou sabendo, a reunião houve, e não se chegou à conclusão de nada”, alegou o presidente, durante sua live semanal, nas redes sociais.

Bolsonaro também insinuou que não houve de fato um interesse, por parte do TSE, de convencer a população de que as urnas eletrônicas são seguras, e prometeu que irá garantir eleições limpas. “Ou seja, para o TSE, está uma maravilha, vamos confiar nas eleições. E quem desconfiar? Ué, continua desconfiando. O que é que eu posso garantir para vocês? Nós teremos eleições limpas no corrente ano. Isso é o que todo mundo quer”, enfatizou o presidente, acrescentando que as Forças Armadas continuarão atuando junto à Comissão de Transparência, e que, “para o bem de todos”, as observações dos militares deveriam ser acatadas.

A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) foi instituída, em setembro de 2021, pelo então presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, por meio da Portaria TSE nº 578/2021, com o objetivo de ampliar a transparência e a segurança do processo eleitoral. A CTE é integrada por parlamentares, especialistas em Tecnologia da Informação, representantes da sociedade civil e, mais recentemente, técnicos das Forças Armadas.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.