Brasil está em 5º nos destinos mais procurados por venezuelanos

O Brasil é o quinto destino mais procurado por imigrantes venezuelanos, de acordo com dados da Operação Acolhida, que recebe imigrantes em busca de um recomeço na fronteira do Brasil. Por dia, em média, 750 pessoas entram no território brasileiro provenientes do país vizinho.

Foto: Divulgação/ONU Mulheres

No total, desde janeiro de 2017, o Brasil recebeu 325.763 venezuelanos. Em primeiro lugar está a Colômbia, com 1.842.390 imigrantes recebidos, seguida pelo Peru, com 1.286.464, Equador com 513.903 e Chile com 448.0138.

Os dados foram obtidos por meio de uma parceria com a plataforma R4V, que reúne informação da ONU e do governo brasileiro. 

Operação Acolhida

O atendimento primário é um os maiores desafios da imigração, e o governo federal iniciou, em 2018, a Operação Acolhida, que funciona na fronteira com a Venezuela e cuida da documentação, abrigo e interiorização dos vizinhos que vem para o Brasil.

Desde o início da operação até janeiro 2022, mais de 66 mil venezuelanos foram interiorizados, ou seja, entraram no país, foram recebidos nos abrigos, colocaram a documentação em dia e foram distribuídos para 700 municípios brasileiros.

Informações do SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.