Chuvas deixam mais de 9 milhões de desabrigados em Bangladesh

O número de desabrigados devido às fortes chuvas já chega a 9 milhões em Bangladesh. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (20), casos de enchentes e deslizamentos provocaram, até o momento, a morte de 54 pessoas, enquanto 4 milhões de cidadãos seguem presos em casas inundadas e 300 mil estão em abrigos improvisados.

“As inundações são as piores em 122 anos na região de Sylhet. Estamos intensificando nossos esforços no fornecimento de materiais de socorro. No momento, o principal desafio é alcançar a todos e garantir a disponibilidade de água potável”, disse Atiqul Haque, diretor-geral do Departamento de Gestão de Desastres de Bangladesh.

Além do país, as inundações também atingiram o estado de Assam, no nordeste da Índia, onde os níveis de água em todos os principais rios estavam fluindo acima dos níveis de perigo. No total, 220 mil pessoas estão abrigadas em campos de ajuda improvisados.

De acordo com ambientalistas, Bangladesh possui um grande histórico de desastres induzidos pelas mudanças climáticas, como inundações e ciclones. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 17% da população local precisará ser realocada na próxima década ou assim que o aquecimento global persistir no ritmo atual.

Informações do SBT News