CoronaVac é 85% eficaz contra casos graves de covid em gestantes

Um estudo feito por pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostrou que a vacina CoronaVac apresenta 85% de eficácia contra casos graves de covid-19 em gestantes. Publicada na revista científica BMC Medicine, a pesquisa contou com quase 20 mil grávidas imunizadas com a vacina no Brasil.

No período do estudo, entre março e outubro de 2021, 50,8 mil gestantes passaram por testagem de covid-19, com resultados positivos e negativos. Destas, 19,8 mil haviam recebido a dose da CoronaVac. A pesquisa apontou que 62,6% das gestantes vacinadas com o imunizante não desenvolveram a covid-19 e, das 37,4% que foram infectadas, apenas 7,9% tiveram a forma grave da doença.

De acordo com os cientistas, os resultados demonstram que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, possui uma efetividade de 41% contra casos sintomáticos e de 85% contra a covid-19 grave no público gestante. “Nenhuma morte ocorreu entre as mulheres vacinadas com o imunizante”, destaca o artigo.

Informações de SBT News