Covid: 85% dos idosos entre 70 e 79 anos já receberam a dose de reforço

Um levantamento feito pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid) apontou que 85% dos brasileiros entre 70 e 79 anos já tomaram a dose de reforço contra a covid-19. Entre os idosos com mais de 80 anos, a cobertura é de 83%; e de 70% entre 60 e 69. No total, 23,2 milhões de idosos cumpriram a etapa vacinal.

foto: Ricardo Marajó/SMCS

Apesar do alto número, o ministério da Saúde continua pedindo para que os idosos voltem aos postos de saúde para receber a dose adicional. De acordo com uma pesquisa encomendada pela pasta, em parceria com a Universidade de Oxford, a estratégia adotada para esta etapa da campanha amplia ainda mais a imunidade contra a covid-19. 

Os resultados da pesquisa, publicados na revista The Lancet, mostraram que a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas diferentes, é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço, especialmente na população que recebeu a vacina CoronaVac, como o público idoso no início da Campanha Nacional de Vacinação.

A análise revelou que os indivíduos que receberam como dose de reforço a vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, aumentaram em cerca de 152 vezes a produção de anticorpos, 28 dias após a aplicação. Os anticorpos ajudaram a bloquear a entrada do vírus nas células. Essa elevação foi cerca de 90 vezes maior com a Astrazeneca, de 77 vezes com a Janssen e 12 com a CoronaVac.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.