Foz do Iguaçu tem mais de 19 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso

A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu faz um alerta para que as cerca de 19.560 pessoas, que estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso, retornem às unidades de saúde para completar a imunização. Não há necessidade de agendamento. 

Reuters/Carlos Osorio/Direitos Reservados

O número alto preocupa as autoridades de saúde. “Embora Foz tenha atingido 100% da população adulta com a primeira dose, ainda não chegamos a esse índice com a segunda, o que é essencial para garantir a imunização completa”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka. Até agora, o município aplicou 472.550 doses do imunizante.

Outra preocupação é com os adolescentes de 12 a 18 anos, que também não retornaram às unidades. Dos mais de 19 mil faltantes, 4.280 são jovens que precisam receber a segunda dose. Entre os adolescentes, a cobertura vacinal com a primeira dose chegou a 89%. Já na segunda aplicação, o número cai para 45%.

Dose de reforço

No final de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo de cinco para quatro meses para aplicação da dose reforço. Portanto, todos os moradores que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses já podem procurar a unidade de saúde mais próxima para a vacinação. Em Foz do Iguaçu, apenas 31.842 doses de reforço foram aplicadas até agora. 

Unidades de referência 

Todas as 29 unidades de saúde seguem atendendo normalmente. A UBS do Jardim Maracanã continua sendo referência para aplicação da Coronavac e a UBS do Jardim Jupira para atendimento a estrangeiros e brasileiros residentes fora do país. 

Vacinas da Janssen 

As segundas doses da vacina da Janssen são ofertadas em dez unidades: Vila C Velha, AKLP, São João, Sol de Maio, Profilurb II, Padre Monti, Portal da Foz, Jardim São Paulo II, Vila Yolanda e Parque Presidente.

Agendamento e demanda espontânea

A Secretaria de Saúde orienta a população a buscar a unidade de saúde mais próxima de casa, de preferência no período da manhã ou início da tarde. A vacinação também pode ser agendada pelo site da prefeitura.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.