Prefeitura do Rio começa vacinação de adolescentes contra Covid na 2ª quinzena de agosto

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A prefeitura do Rio de Janeiro vai começar a vacinar adolescentes contra a Covid-19 na segunda quinzena de agosto, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD), acrescentando que pretende concluir até novembro a imunização da população da cidade contra o coronavírus.

A previsão da prefeitura é de vacinar todos os cariocas com mais de 18 anos com uma primeira dose até o dia 18 de agosto. A partir do dia 23, o município deve começar a aplicar a primeira dose da vacina em adolescentes de 17 anos. A vacinação dos jovens com mais de 12 anos também com a dose inicial deve ser concluída em 10 de setembro, prevê a gestão municipal.

O município pretende concluir em novembro a aplicação da segunda dose em toda a população carioca e cogita aplicar uma terceira dose de reforço em idosos a partir de outubro.

“Daqui a 34 dias estarão todos vacinados no Rio… e em novembro todos estarão completamente imunizados. É algo excepcional”, disse Paes.

O secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz, afirmou que a possibilidade de aplicar uma terceira dose em idosos ainda está em estudo, mas a medida pode ser adotada.

“Ainda está em discussão, fazendo uma avaliação cientifica. Se houver uma queda de imunidade, vamos fazer uma reforço de dose no grupo de 80 anos ou mais”, afirmou o secretário.