Toledo participa da 2ª etapa do estudo de imunização em adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná acompanhou nesta quinta-feira (18) a segunda etapa do projeto-piloto da Pfizer/BioNTech para vacinação de toda a população de Toledo acima de 12 anos. Agora, o município irá iniciar a aplicação da segunda dose (D2) e completar o esquema vacinal da sua população, atingindo ao todo aproximadamente 121,4 mil habitantes.

Foto: Américo Antonio/SESA

“Todo lugar que eu vou, faço questão de agradecer aos profissionais de Saúde que não pararam de trabalhar em nenhum momento e nos ajudaram a ser um dos estados que mais vacinou sua população contra a covid-19”, disse o secretário Beto Preto.

“Este estudo da Pfizer em Toledo é de um prestígio e uma honra tão grande, porque essa indústria internacional nos trouxe esperança e hoje temos uma vacina segura para nossos adolescentes”, acrescentou.

A pesquisa, pioneira no Brasil, pretende analisar o comportamento do vírus Sars-Cov-2, responsável pela covid-19, em uma cidade de porte médio, cuja população esteja completamente imunizada. Toledo foi o único município brasileiro a receber o projeto.

Projeto

O estudo foi iniciado em Toledo no dia 27 de agosto após formalização do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com a farmacêutica norte-americana e o município.

A médica de vacinas da Pfizer no Brasil, Olga Mellone, falou sobre a escolha do município como sendo a única cidade brasileira a receber o estudo. “Toledo tinha todos os critérios que precisávamos, e graças a transparência de dados e organização de toda uma rede pudemos perceber a redução no número de casos, óbitos e internações. Não há dúvidas de que iremos levar as informações exitosas deste estudo observacional para todo o mundo”, disse.

Na época, a cidade recebeu 35.173 doses destinadas exclusivamente à finalização da primeira dose (D1) na população adulta e início da imunização dos adolescentes. Até agora, 10.845 adolescentes foram vacinados com a D1 e devem completar o esquema vacinal até a próxima semana.

O pesquisador principal do estudo observacional e médico intensivista do Hospital Moinhos de Vento, Regis Goulart Rosa, ressaltou a importância do projeto. “Este estudo é muito importante para observar o comportamento do vírus e suas variantes, considerando a responsabilidade e necessidade de monitorar os efeitos da vacinação a longo prazo, para retirarmos informações relevantes que irão ajudar no enfrentamento da pandemia”, destacou.

Município

A secretária municipal de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, apresentou os dados epidemiológicos após o início da imunização com o apoio da Pfizer. Segundo ela, 100% da população acima de 12 anos já recebeu a D1 e 72% estão completamente imunizados.

“A nossa população aderiu fortemente à vacinação e já registramos redução no número de casos, saindo de uma média móvel diária de 50 novas confirmações para menos de 10. Isso sem contar o número de internações em leitos de UTI e óbitos. É um grande orgulho que tenhamos sido escolhidos para realizar esse estudo e agora esperamos atingir 100% da nossa população com as duas doses”, afirmou.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.