Vacina da Moderna se mostra promissora contra variante Delta em estudo

(Reuters) – A vacina contra Covid-19 da Moderna produziu anticorpos neutralizadores contra variantes emergentes, inclusive a variante Delta, identificada primeiramente na Índia, em um estudo laboratorial, informou a farmacêutica nesta terça-feira.

O estudo foi realizado com soro sanguíneo de oito participantes obtido uma semana depois de eles receberem a segunda dose da vacina em um teste de estágio inicial.

A vacinação produziu anticorpos contra todas as variantes, incluindo versões adicionais da variante Beta, identificada primeiramente na África do Sul, e três variantes de linhagens identificadas primeiramente na Índia, entre elas a Kappa e a Delta.

Mas a análise mostrou uma redução modesta na neutralização de anticorpos contra algumas das variantes mais novas, como Delta, Kappa e Gama.

“Estes dados novos são estimulantes e reforçam nossa crença de que a vacina contra Covid-19 da Moderna deve continuar protegendo contra variantes recém-detectadas”, disse a executiva-chefe Stéphane Bancel.

Mais cedo nesta terça-feira, a Índia concedeu à farmacêutica Cipla Ltd uma permissão para importar a vacina da Moderna ao país para uso restrito.