Curitiba mantém tradição e coroa Nossa Senhora da Luz dos Pinhais no centro de Curitiba

A celebração pelo Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital paranaense, reuniu quem passava pelo cruzamento das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, na tarde desta quinta-feira (8), por volta de 16h30. No local onde está o monumento que homenageia a padroeira, foi realizada a coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Muita gente que caminhava pela região parou para ver e registrar com o celular o momento em que, vestido de anjo, o ator Douglas Perez, foi erguido (com auxílio de um caminhão guindaste) ao topo da coluna de dez metros que sustenta a escultura para coroar Nossa Senhora, com flores. Depois dele, o Padre Wilson Czaia depositou flores na base do memorial.

“A cidade é o conjunto das suas tradições. Cumprindo antiga tradição de 1720, quando pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora foi coroada em procissão, nós repetimos o gesto. São 30 anos que estamos coroando Nossa Senhora, sempre no dia 8 de setembro, dentro da antiga tradição”, disse o prefeito Rafael Greca.

“E essa tradição de depositar flores junto à imagem significa que a primavera está próxima e que a vida vai renascer e que todas as dificuldades podem e devem ser enfrentadas, pois o Senhor nos fortalecerá”, declarou o prefeito, que conduziu uma oração pelas famílias curitibanas e pela cidade de Curitiba.

Greca estava acompanhado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, e da presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal.

O Padre Antônio Luciano, reitor da Igreja da Ordem de São Francisco de Assis, fez a benção. Ele lembrou que a representação do anjo na cerimônia de coroação tem um significado especial. “É um sinal da presença dos anjos ao redor de nós”, destacou ele, ao observar a tarde ensolarada desta quinta-feira.

A coroação organizada pela Prefeitura de Curitiba teve a participação da Banda Lyra Curitibana e do músico Khae Lhucas Ferreira Pereira. Após a coroação, o prefeito Rafael Greca seguiu para a missa na Catedral Basílica de Curitiba, que foi celebrada pelo Bispo Amilton Manuel da Silva, de Guarapuava. Nesta quinta-feira (8), a Igreja celebra a natividade de Nossa Senhora.

Após a missa, o prefeito conversou com os fiéis que quiseram cumprimentá-lo e fazer fotos. As paraenses Natercia e Michele Burnett (mãe e filha) entregaram ao prefeito uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Amazônia.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.