Curitiba terá atividades esportivas neste fim de semana; veja programação

O primeiro fim de semana de setembro terá as tradicionais atividades de esporte e lazer promovidas pela Prefeitura em várias regiões da cidade. Entre elas, os Jogos do Piá, que chegam a mais cinco regionais da cidade, um batizado de capoeira dos alunos da Rua da Cidadania do Cajuru, e as últimas competições dos Jogos Brasileiros para Transplantados.

A programação começa sábado (3) pela manhã. Das 9h às 13h, o programa Lazer na Rua XV se estende por parte do calçadão, no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy. O programa faz da rua um espaço para o lazer com a oferta de atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades.

Jogos do Piá

Também no sábado, os Jogos do Piá, que resgatam brincadeiras antigas divertindo as crianças e colocando a família para brincar junto, têm mais uma edição, das 14h às 17h30, em cinco locais: Associação de Moradores do Conjunto Saturno – Praça Marcos Malucelli (Rua Major Nestor Luiz de Oliveira Júnior, 9 – Santo Inácio), Moradias Iguaçu III – Bairro Novo (Rua Alexandro Glenski, 320 – Ganchinho), Praça Elias Abdo Bittar – Praça Guanabara (Rua Castro, 907 – Água Verde), Quadra de Areia no Moradias Faxinal (Rua Idalino Francisco Tulio, 575 – Santa Cândida), e Praça Terra Santa (Rua Valdomiro Augusto Teixeira de Freitas com a Travessa Esperança – Tatuquara).

Entre as atividades oferecidas estarão cama elástica, pingue-pongue, bets, circuito de habilidades de bicicleta, lego, kit pinturinha, jogos gigantes, perna de pau, esqui de grama, futebol de prego, amarelinha, brincadeiras de corda, torneio de bolinha de gude, oficina de jogo da velha, cabo de guerra, champ cross, oficina de Jogo da Velha.

Capoeira

Já no Centro de Esporte e Lazer (CEL) da Rua da Cidadania do Cajuru, a partir das 9h, acontece o batizado e uma roda de capoeira solene e festiva. Alunos novos do CEL recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores.

Neste dia também acontecem atividades recreativas: cama elástica, perna de pau, jogos gigantes e muito mais, para as crianças e familiares.

Lazer no Bairro

O programa Lazer no Bairro chega à Regional Boqueirão no sábado. Das 8h às 17h, o Centro de Esporte e Lazer (CEL) do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimos de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, torneio de tênis de campo, voleibol.

BMX

Na pista de BMX, que fica no Parque Olímpico do Cajuru, serão oferecidas aulas para crianças e adolescentes sem experiência no esporte, com a finalidade de apresentar uma modalidade diferente de ciclismo olímpico, inserindo práticas de domínio da bicicleta, coordenação motora, equilíbrio e utilização de equipamentos de segurança. As aulas serão das 13h às 15h de sábado.

Em seguida, das 15h às 17h, o local é liberado para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da Smel. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados fechados e luvas fechadas. Cada pessoa deve levar garrafa de água, manter o distanciamento social e seguir os protocolos sanitários vigentes.

Os interessados em participar das atividades deverão se inscrever no Portal Curitiba em Movimento. No caso de chuva as atividades são suspensas. Outras informações pelo telefone (41) 3221-2353 ou (41) 99547-1551(whatsapp). 

Jogos dos Transplantados

A 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, até domingo (4), reúne 67 atletas transplantados de todo o País e da América Latina para competirem em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual. 

No sábado (3), acontecem as provas de natação partir das 8h30 no Clube da Gente de Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681). A partir das 13h30, é a vez das provas do atletismo na pista da UFPR (Centro Politécnico – Jardim das Américas).

No domingo (4) a partir das 8h, acontece a corrida e caminhada que tem largada às 9h no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205, Boqueirão).

Domingo

Também no domingo, atividades recreativas acontecem nas Arcadas do São Francisco, na Praça João Cândido, ao lado da Feirinha do Largo da Ordem. As atividades serão das 9h às 13h, para todas as idades, e terão orientação dos profissionais da Smelj.

À tarde, das 14h às 17h30, a diversão será em seis pontos da Curitiba: parques Barigui, Atuba, Lago Azul e Náutico, Passeio Público e na Praça Afonso Botelho.

No Parque Barigui, as atividades serão feitas no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Parque Lago Azul, as atividades serão no espaço do campo de futebol que tem um alambrado. Já no Passeio Público as atividades acontecem em frente ao Coreto Digital.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas entre outras atividades.

Informações da Prefeitura de Curitiba