Como administrar seu dinheiro e manter sua saúde financeira

Administração financeira não é um assunto fácil para ninguém. No Brasil, as coisas parecem ficar cada vez mais difíceis com o aumento da inflação e a diminuição do poder de consumo do cidadão.

Foto: Divulgação

É inegável o impacto de uma vida financeira problemática na saúde mental das pessoas. Por isso, é preciso estar atento a formas de, mesmo em momentos de crise, como o atual, conseguir ter uma vida financeira saudável.

Neste texto, você encontrará 4 dicas para lidar com seu dinheiro de uma forma mais saudável e não entrar no sufoco do endividamento. Mas se você já está endividado ou inadimplente, calma que a gente também pode te ajudar a sair das dívidas mesmo se você não tiver muito dinheiro. Confira as dicas a seguir:

Organize seu controle financeiro

O primeiro passo é organizar sua vida financeira, saber de forma objetiva quanto você está ganhando, quanto e com o que está gastando. Nesse momento, é preciso ser honesto, avalie e documente todos os seus gastos.

Afinal, não tem como ter uma vida financeira em ordem se não souber exatamente com o que está gastando. Neste sentido, aposte em um bom planejamento financeiro.

Trace metas financeiras

Metas são muito importantes na hora de organizar sua vida financeira. Ninguém vai a lugar algum se não souber para onde está indo, por isso, defina suas metas com muita cautela.

É muito importante que você tenha realizado aquela avaliação anterior sobre os seus gastos e recebimentos, é esse diagnóstico que vai permitir que você tome decisões assertivas na hora de criar suas metas.

Outro ponto é ter em mente que as metas podem ser muito variadas e sempre estarão relacionadas às necessidades específicas do seu momento financeiro. Elas podem ser desde uma viagem internacional, fazer uma graduação ou até mesmo quitar aquela dívida que vem criando um rombo no seu orçamento todos os meses. Uma dica a mais para aqueles que como muitos precisam quitar dívidas bancárias é procurar serviços de empresas como a Solução Financeira. Com a assessoria dela é possível negociar e conseguir até 70% de desconto nos seus débitos.

Monitore a sua evolução financeira

É importante estar sempre atento a sua evolução financeira, tanto como forma de acompanhar o quão próximo você está ficando do seu objetivo e assim conseguir se motivar, quanto para identificar os erros e poder corrigi-los a tempo, sem atrapalhar seu caminho até sua meta.

Monte uma reserva de emergência

Por fim, criar uma reserva de emergência é muito importante para aqueles que buscam uma saúde financeira mais estável e não passar por preocupações com imprevistos que possam surgir e impactar negativamente sua vida financeira. Leia mais sobre como montar sua reserva de emergência no texto: “Reserva de emergência: saiba o que é, como funciona e crie a sua”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.